Pular para o conteúdo principal

11o SGESP - 27/7 - O Controle Social e o cidadão

O Controle Social e o Cidadão

A função constitucional da participação da sociedade civil no acompanhamento dos gastos públicos é formada por um tríplice controle, começa pelo controle interno, passa pelo controle externo e se conclui no controle social.
O cidadão, através de conselhos e comitês, deve ter todas essas informações detalhadas, a transparência é o objetivo final.

Moderador

Paulo Roberto Galvão

Professor ME em Ciências Contábeis – Consultor em Gestão Pública e Empresarial – Coordenador de Cursos e MBA em Controladoria e Finanças 

        Mestrado em Ciências Contábeis – FECAP - São Paulo; Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Tributário – USF – Itatiba/SP; Graduação em Ciências Contábeis – Faculdades Padre Anchieta – Jundiaí/SP; Tributarista – IBPT - São Paulo, atua como professor em diversas instituições. 
        Foi Secretário Municipal de Finanças do Município de Jundiaí/SP, é Sócio Proprietário da Paulo Galvão Consultoria Empresarial e Governamental e do Escritório A.C. Systec e Controller da CompAir do Brasil.
        Livros publicados: Estâncias e Municípios de Interesse Turístico - O Exemplo de São Paulo como Incentivo ao Turismo para o Brasil, Gestão Pública Municipal de Alto Desempenho - Governança e Controladoria Municipal,  Contabilidade Geral e Gestão de Tributos na Empresa Moderna. 
                    
Painel 1

Governança - Fator gerador de Integridade, participação social e eficiência no setor público


Início – 9h10
Término – 9h40 
Perguntas até 10 h
Bárbara Krystall

Gestora de Políticas Públicas, consultora de Inteligência e Contrainteligência, professora e palestrantes em diversas áreas da gestão pública.

        Gestora de Políticas Públicas (USP) com foco em Controle e Defesa Nacional, Pós Graduada na Escola Superior de Gestão e Contas, Titulação de Analista de Inteligência Antiterrorista (ESS), Consultora de Inteligência e Contrainteligência do Instituto Sagres.
        Diretora do IBD de Contas em ESG, Membro do Colégio Interamericano de estudos jurisdicionales (CIDEJ/BR) e pesquisador no CEDEPEM (Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho).

Painel 2

Compliance no setor público 


Início – 10h
Término – 10h40 
Perguntas até 11h
Luiz Fernando Nóbrega

Diretor Administrativo da Fundação Brasileira de Contabilidade – atua nas áreas de educação e compliance, Docente do Ensino Superior na Graduação e Pós Graduação 

        Contador e Compliance Officer, MBA em Liderança pela Anderson University (USA), Docente do Ensino Superior na Graduação e Pós-graduação, Palestras no Estado de São Paulo, Brasil e Exterior, 
        Foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (2012-2013), Vice-Presidente de Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (2014-2017), é Coautor dos Livros Compliance Tributário: Práticas, Riscos e Atualidades e Guia Pratico do Compliance: O que você precisa saber para começar (KPMG). 

Painel 3

Controle Social como contribuição à Gestão Pública


Início – 11h
Término – 11h40 
Perguntas até 11h50
Encerramento do dia com considerações
Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi
 
Presidente do Observatório Social do Brasil em São Paulo

        Bacharel em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, Especialista em Educação Fiscal e Cidadania, pela Escola de Administração Fazendária ESAF. Mestre em Gestão de Políticas Publicas na Universidade de São Paulo - USP. 
        Analista Tributária da Receita Federal do Brasil de 1993 a 2016, participou 8 anos do Programa Nacional de Educação Fiscal. Como presidente do Observatório faz acompanhamento do Legislativo Municipal e dá apoio aos Conselhos Municipais de Políticas Publicas e de Educação Fiscal. 
        Palestrante, a respeito dos temas: Controle Social, Políticas Públicas principalmente na atuação dos Conselhos Municipais, Conceitos e Aplicação de Educação em Incentivos Fiscais, Imposto de Renda Pessoa Física, Sistema Tributário Nacional e Gestão de Recursos Públicos. 
Magda Wajcberg
  
Advogada, especialista no assunto Educação Fiscal e integrante do sistema do Observatório Social, em São Paulo.

        Diretora do Centro de Educação Fiscal da Escola de Governo (Egesp).
        Coordenadora do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GefeSP).
        Representante de São Paulo no Grupo de Trabalho Nacional de Educação Fiscal (GT66/Confaz-Conselho Nacional de Política Fazendária).
Integrante do Conselho Consultivo do Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP).

Participação Especial do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo 

Marilene de Paula Martins Leite
 
Empresária, Advogada, Empreendedora, Idealizadora do Grupo Conttec Soluções Empresariais. Contadora, Pós-graduada em Controladoria.

        MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Diretora Regional do CIESP Jacareí, Diretora da Associação das Empresas de Contabilidade de Jacareí, Palestrante. Foi Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São José dos Campos e Região. Conselheira e vice coordenadora da Câmara de Registro do CRCSP gestão 2022-2023.

Convidado especial da empresa parceira EICON


Rafael Repolho

Diretor de Produtos Tributários da Eicon - Produtos Inteligentes, pós-graduando em inovação e negócios pela FIA/USP-SP 

Ficha técnica:

Dia 27/7/2022 - das 9 às 12 horas

Site do evento: https://www.sgesp.com.br/

Inscrições: para certificados

Detalhes dos painéis diários: últimas notícias e resumo de todos assuntos

Link para assistir no Youtube

Link para assistir e pontuar EPC no CRC-SP

Detalhes da pontuação EPC aqui.

Detalhes em todos os dias:

(link esta na data)

19/07  Abertura com dirigentes fazendários e autoridades municipalistas

20/07  ​​​​​​A Contabilidade Aplicada ao Setor Público em frequente evolução

21/07  Receita Federal do Brasil - Colaboração e intercâmbio com os municípios

22/07 – Tribunal de Contas de SP - Controle - Auditoria - Transparência

26/07 – Oficina Municipal - A força da cooperação regional na gestão pública

27/07 – O Controle Social e o cidadão

28/07 – A revolução digital no serviço público

Fale conosco (*)assefinsp@gmail.com 
(*) Envie por aqui suas sugestões, dúvidas e, principalmente, perguntas antecipadamente, no dia elas serão respondidas

WhatsApp  16999623-2133

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

11o SGESP - 20/7 - Contabilidade Pública terá SIAFIC, SICONFI e RPPS

Contabilidade Aplicada ao Setor Público  Nada evolui tanto na gestão pública como a área contábil, e nós sempre acompanhamos essas transformações. Entre tantos temas, certamente a fusão que será feita pelo SIAFIC estará em pauta  Breafing           A transparência pública, que tem como pilar o controle social, ou seja, o interesse do cidadão, tema central do seminário , será um dos temas amanhã do 11.o SGESP. Para isso a Secretaria do Tesouro criou um Ranking da Qualidade da Informação Contábil na transparência da gestão fiscal. Este tema - a transparência dos dados públicos, - voltará a ser discutido ao longo dos próximos 6 dias das palestras.            O painel será desenvolvido por  Leandro Moreira Souto,  Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, que é Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, da STN. SIAFIC      Leandro falará também sobre o Decreto 10.540 de 20020, que regula o  Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentári

11.o SGESP terá mais de 30 painéis, veja a programação com detalhes

     Começou no último dia 19 de julho de 2022, e se estende até o dia 28, o  11.o SGESP - Seminário de Gestão Pública Fazendária, organizado pela ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo. Serão 7 dias, considerando a abertura com entidades fazendárias e municipalistas que o apoiam, no dia 19, é totalmente virtual e gratuito, sempre com 3 horas de duração, das 9 às 12 horas. Veja as entidades que o apoiam e toda a programação com todos os detalhes nos links que oferecermos no fim desta matéria.      O SGESP é notório por suas parcerias, começando pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SP, que o transmite, inclui e pontua no seu Programa de Educação Continuada - PEPC, e conta também com o setor de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Receita Federal do Brasil, Tribunal de Contas do Estado de SP e a Oficina Municipal, com a alemã Fundação Konrad Adenauer.       Este ano ele contará com 31 palestras que transitam

11o SGESP - 19/7 - Abertura

Abertura com autoridades e entidades municipalistas    O tema do SGESP este ano é Excelência dos Serviços Fazendários – Por uma gestão pública voltada aos interesses sociais.     Os procedimentos para o atendimento ao cidadão foram muito modificados pela pandemia, principalmente nas áreas fazendárias, da educação e da saúde. Na saúde a explosão do atendimento na pandemia, a educação abriu um hiato de 2 anos para nossas crianças, e, na área fazendária, muitos mecanismos novos surgiram, o principal foi a interrupção do atendimento presencial.     Essa interrupção afeta ao contribuinte e ao seu maior representante na área tributária, o contador, é este profissional e suas profissões derivadas que não só escrituram todos os fenômenos, como também o representa cidadãos e empresas nas repartições. Agora cabe estudarmos e nos adaptarmos ao que teve de bom no crescimento do atendimento online, mas não inibirmos o atendimento presencial, quando necessário.   Por outro lado, o cidadão, que teve