Pular para o conteúdo principal

11o SGESP - 20/7 - Contabilidade Pública terá SIAFIC, SICONFI e RPPS

Contabilidade Aplicada ao Setor Público

        Nada evolui tanto na gestão pública como a área contábil, e nós sempre acompanhamos essas transformações.
        Entre tantos temas, certamente a fusão que será feita pelo SIAFIC estará em pauta 

Breafing

        A transparência pública, que tem como pilar o controle social, ou seja, o interesse do cidadão, tema central do seminário , será um dos temas amanhã do 11.o SGESP. Para isso a Secretaria do Tesouro criou um Ranking da Qualidade da Informação Contábil na transparência da gestão fiscal. Este tema - a transparência dos dados públicos, - voltará a ser discutido ao longo dos próximos 6 dias das palestras. 
        O painel será desenvolvido por Leandro Moreira Souto, Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, que é Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, da STN.

SIAFIC

     Leandro falará também sobre o Decreto 10.540 de 20020, que regula o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, ou seja, a integração obrigatória de todos os entes que compõem o orçamento público municipal: Prefeitura, Câmara, Autarquias e as Previdências. 
    Muitas cidades já avançaram, até tem uma que já fizeram esta integração, mas ainda tem uma boa parte não atentaram para o prazo dado pela União para isto, ou seja, fim deste ano!

    Contabilização do RPPS

    Ainda em fase de consulta pública pela União a revisão da IPC 14, que regula a forma de contabilização do Regime Próprios de Previdência Social, no caso os municipais. Isso será contextualizado pela Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis, da STN, Gabriela Leopoldina Abreu.

Para assistir no YouTube

Moderador

 
Renato Pucci

Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública 

        Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB e Especialista em Finanças Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
        Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, onde atualmente exerce o cargo de Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à    Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública.
        Membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, onde exerce a função de coordenador operacional adjunto.

Painel 1
Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi: a importância da contabilidade na transparência da gestão fiscal

Início – 9h10
Término – 9h40
Perguntas até 10h
Leandro Moreira Souto

Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, da STN 

        Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.
        Trabalhou no desenvolvimento do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi, atuando no planejamento, homologação, e divulgação do projeto.
        Atualmente, é Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, tendo como foco a gestão do Siconfi e a publicação de informações, dentre elas a Consolidação das Contas Públicas e o Ranking da Qualidade da Informação no Siconfi.

Painel 2
Decreto n 10.540/20 - SIAFIC, onde estamos?

Leandro Moreira Souto (dados acima)

Início –10h10
Término – 10h40
Perguntas até 11h

Painel 3
IPC 14 – RPPS - Uma contextualização da revisão

Início –11h10
Término – 11h40
Perguntas até 11h50
Encerramento até 12h

 

Gabriela Leopoldina Abreu

Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis, da STN

        Gabriela Leopoldina Abreu, Bacharel em Ciências Contábeis pela UnB – Universidade de Brasília; Pós-Graduada em Controladoria e Finanças pela UnB – Universidade de Brasília.
        Foi analista da Agência Nacional de Águas, atuando na área de regulação de serviços públicos. Desde 2014 é Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente é Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis (Genoc) da Subsecretaria de Contabilidade Pública- Sucon.

Participação Especial do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo 

Márcia de Souza Montanholi

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

        Pós-graduada em Análises Periciais Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado – FECAP. Graduada em Ciências Contábeis pela PUC-SP.
        Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade – CRC SP. Perita Contábil na área Cível e Fazenda Pública.  Coordenadora e docente dos cursos de MBA em Perícia Contábil, Perícia Tributária e Gestão Pública na Trevisan Escola de Negócios. 
        Vivência na área Pública, com mais de 15 anos como funcionária Pública Estadual.
            Palestrante em Contabilidade Pública, Perícia Contábil e Contas Eleitorais. Larga experiência em Prestação de contas Públicas e Prestação de Contas Eleitorais.
        Autora, no livro Experiências Corporativas-Pesquisa em Governança e Sustentabilidade, do capítulo “Prestação de Contas Eleitorais: Governança Corporativa e Arrecadação de Campanhas”.

Convidado especial da empresa parceira Smar APD

Rodrigo Toneli

        Bacharel em Ciência Contábeis e em Ciência da Computação.
Coordenador de Consultoria e Contabilidade para o setor Público na SMAR APD

Para baixar clique na figura e salve

Ficha técnica:

Dia 20/7/2022 - das 9 às 12 horas

Site do evento: https://www.sgesp.com.br/

Inscrições: para certificados

Detalhes dos painéis diários: últimas notícias e resumo de todos assuntos

Link para assistir no Youtube

Link para assistir e pontuar EPC no CRC-SP

Detalhes da pontuação EPC aqui.

Detalhes em todos os dias:

(link esta na data)

19/07  Abertura com dirigentes fazendários e autoridades municipalistas

20/07  ​​​​​​A Contabilidade Aplicada ao Setor Público em frequente evolução

21/07  Receita Federal do Brasil - Colaboração e intercâmbio com os municípios

22/07 – Tribunal de Contas de SP - Controle - Auditoria - Transparência

26/07 – Oficina Municipal - A força da cooperação regional na gestão pública

27/07 – O Controle Social e o cidadão

28/07 – A revolução digital no serviço público

Fale conosco (*)assefinsp@gmail.com 
(*) Envie por aqui suas sugestões, dúvidas e, principalmente, perguntas antecipadamente, no dia elas serão respondidas

WhatsApp  16999623-2133


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orçamento, transparência e planejamento: próximo Café da Manhã (27-4 9h)

        A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, programou mais um Café da Manhã Virtual & Conteúdo para o dia 27 de abril, às 9 horas da manhã .  Mais uma vez professores ligados à gestão pública fazendária foram convidados, prometendo uma excelente manhã para aprimorar conhecimentos.           O foco do evento será destinado ao Orçamento Público, seus créditos, transparência de dados e a necessidade de um planejamento a longo prazo para se obter uma visão de longo prazo das políticas públicas.                Nós todos sabemos, principalmente quem realiza trimestralmente a audiência pública para análise das contas da Prefeitura na Câmara Municipal, que ela pode se tornar algo rotineiro, apenas algumas cidades conseguem motivar a participação efetiva da população , isso acontece principalmente onde a imprensa é ativa, mas, ainda assim, pode se tornar uma rotina, causando uma improdutividade.            Sobre esse assunto, Transparência das Co

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle