Pular para o conteúdo principal

11o SGESP - 20/7 - Contabilidade Pública terá SIAFIC, SICONFI e RPPS

Contabilidade Aplicada ao Setor Público

        Nada evolui tanto na gestão pública como a área contábil, e nós sempre acompanhamos essas transformações.
        Entre tantos temas, certamente a fusão que será feita pelo SIAFIC estará em pauta 

Breafing

        A transparência pública, que tem como pilar o controle social, ou seja, o interesse do cidadão, tema central do seminário , será um dos temas amanhã do 11.o SGESP. Para isso a Secretaria do Tesouro criou um Ranking da Qualidade da Informação Contábil na transparência da gestão fiscal. Este tema - a transparência dos dados públicos, - voltará a ser discutido ao longo dos próximos 6 dias das palestras. 
        O painel será desenvolvido por Leandro Moreira Souto, Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, que é Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, da STN.

SIAFIC

     Leandro falará também sobre o Decreto 10.540 de 20020, que regula o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, ou seja, a integração obrigatória de todos os entes que compõem o orçamento público municipal: Prefeitura, Câmara, Autarquias e as Previdências. 
    Muitas cidades já avançaram, até tem uma que já fizeram esta integração, mas ainda tem uma boa parte não atentaram para o prazo dado pela União para isto, ou seja, fim deste ano!

    Contabilização do RPPS

    Ainda em fase de consulta pública pela União a revisão da IPC 14, que regula a forma de contabilização do Regime Próprios de Previdência Social, no caso os municipais. Isso será contextualizado pela Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis, da STN, Gabriela Leopoldina Abreu.

Para assistir no YouTube

Moderador

 
Renato Pucci

Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública 

        Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB e Especialista em Finanças Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
        Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, onde atualmente exerce o cargo de Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à    Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública.
        Membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, onde exerce a função de coordenador operacional adjunto.

Painel 1
Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi: a importância da contabilidade na transparência da gestão fiscal

Início – 9h10
Término – 9h40
Perguntas até 10h
Leandro Moreira Souto

Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, da STN 

        Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.
        Trabalhou no desenvolvimento do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi, atuando no planejamento, homologação, e divulgação do projeto.
        Atualmente, é Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, tendo como foco a gestão do Siconfi e a publicação de informações, dentre elas a Consolidação das Contas Públicas e o Ranking da Qualidade da Informação no Siconfi.

Painel 2
Decreto n 10.540/20 - SIAFIC, onde estamos?

Leandro Moreira Souto (dados acima)

Início –10h10
Término – 10h40
Perguntas até 11h

Painel 3
IPC 14 – RPPS - Uma contextualização da revisão

Início –11h10
Término – 11h40
Perguntas até 11h50
Encerramento até 12h

 

Gabriela Leopoldina Abreu

Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis, da STN

        Gabriela Leopoldina Abreu, Bacharel em Ciências Contábeis pela UnB – Universidade de Brasília; Pós-Graduada em Controladoria e Finanças pela UnB – Universidade de Brasília.
        Foi analista da Agência Nacional de Águas, atuando na área de regulação de serviços públicos. Desde 2014 é Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente é Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis (Genoc) da Subsecretaria de Contabilidade Pública- Sucon.

Participação Especial do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo 

Márcia de Souza Montanholi

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

        Pós-graduada em Análises Periciais Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado – FECAP. Graduada em Ciências Contábeis pela PUC-SP.
        Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade – CRC SP. Perita Contábil na área Cível e Fazenda Pública.  Coordenadora e docente dos cursos de MBA em Perícia Contábil, Perícia Tributária e Gestão Pública na Trevisan Escola de Negócios. 
        Vivência na área Pública, com mais de 15 anos como funcionária Pública Estadual.
            Palestrante em Contabilidade Pública, Perícia Contábil e Contas Eleitorais. Larga experiência em Prestação de contas Públicas e Prestação de Contas Eleitorais.
        Autora, no livro Experiências Corporativas-Pesquisa em Governança e Sustentabilidade, do capítulo “Prestação de Contas Eleitorais: Governança Corporativa e Arrecadação de Campanhas”.

Convidado especial da empresa parceira Smar APD

Rodrigo Toneli

        Bacharel em Ciência Contábeis e em Ciência da Computação.
Coordenador de Consultoria e Contabilidade para o setor Público na SMAR APD

Para baixar clique na figura e salve

Ficha técnica:

Dia 20/7/2022 - das 9 às 12 horas

Site do evento: https://www.sgesp.com.br/

Inscrições: para certificados

Detalhes dos painéis diários: últimas notícias e resumo de todos assuntos

Link para assistir no Youtube

Link para assistir e pontuar EPC no CRC-SP

Detalhes da pontuação EPC aqui.

Detalhes em todos os dias:

(link esta na data)

19/07  Abertura com dirigentes fazendários e autoridades municipalistas

20/07  ​​​​​​A Contabilidade Aplicada ao Setor Público em frequente evolução

21/07  Receita Federal do Brasil - Colaboração e intercâmbio com os municípios

22/07 – Tribunal de Contas de SP - Controle - Auditoria - Transparência

26/07 – Oficina Municipal - A força da cooperação regional na gestão pública

27/07 – O Controle Social e o cidadão

28/07 – A revolução digital no serviço público

Fale conosco (*)assefinsp@gmail.com 
(*) Envie por aqui suas sugestões, dúvidas e, principalmente, perguntas antecipadamente, no dia elas serão respondidas

WhatsApp  16999623-2133


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade...

11o SGESP - 21/7 - RFB - Intercâmbio com os municípios

O Controle da Tributação Federal  Compartilhada com os Municípios A RFB desenvolve programas que integram o controle do imposto nacional. O SGESP mostrará como os municípios têm um papel importante na modernização e gerenciamento dessa atividade. Moderador Adriano Pereira Subirá Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal      Auditor Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desde 1997      Doutorando em administração pública na Universidade de Lisboa      Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha      Consultor externo do FMI Para assistir no Youtube   Painel 1   (1) Convênios do ITR entre o Município e a União (Sizenando) (2) Convênios de Cooperação Técnica e de Compartilhamento da Escrituração Contábil Digital no SPED (Thays) Início – 9h05 Término – 9h35 Perguntas até 9h45 Sizenando Ferreira de Oliveira Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil –...

10.o SGESP - 30/7 - A importância do Código Tributário Municipal

        Amanhã,  30/7, das 9 às 12 horas, tributaristas e especialistas nas áreas de fiscalização, vão falar sobre o Código Tributário Municipal - CTM, importante peça da gestão fiscal - tributária.            Diversos ângulos serão abordados, como a necessidade da sua atualização, a modernidade que deve ser adotada, com a digitalização, por exemplo, novos sistemas de cobranças, como o PIX, entre outros pontos fundamentais.         Aspectos da legislação paralela ao CTM, como a do Imposto Sobre Serviço, que, inclusive, tem uma suspensão sendo discutida no Supremo Tribunal Federal, serão apresentados pelo dr. Paulo Caliento, consultor jurídico da Confederação Nacional de Municípios.          Veja abaixo os subtemas que serão apresentados e colocados em discussão por cada palestrante. A Importância do Código Tributário para uma Gestão Moderna e Eficiente Subtema Do que é comp...