Pular para o conteúdo principal

11o SGESP - 22/7 - TCESP - O controle dos municípios

O Controle Externo e os Tribunais de Contas

A Lei de Responsabilidade Fiscal é um dos pilares da transparência e boa condução da gestão pública.

O TCESP sempre esteve à frente desses controles, principalmente orientando, mas também modernizando e sistematizando seus métodos de auditoria e fiscalização.

Para assistir no Youtube 

Coordenação
Sérgio Ciquera Rossi

Painel 1
Princípios estruturantes na administração Municipal – Controle Interno - SIAFIC

Início – 9h10
Término – 9h40 
Perguntas até 10 h

Paulo Massaru Uesugi Sugiura

Especialista em Direito e Diretor Técnico de Departamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

        Advogado, pós-graduado em Direito Administrativo e Auditoria em Organizações do Setor Público. Servidor público de carreira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde 1995. 
        Ocupante do cargo de Diretor Técnico de Departamento de Supervisão da Fiscalização I.

Painel 2 
Uso de tecnologia pela Administração Pública,
boas práticas, controle social (incluindo o app do TCESP) e LGPD
 

Início – 10h
Término – 10h40 
Perguntas até 11h

Fábio Correa Xavier

Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (CIO) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

        Professor e Coordenador de Cursos de Graduação na área de TI, Mestre em Ciência da Computação pela USP, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ, e Especialização Network Engineering pela JICA-Japão, possui ainda Pós-graduação em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e Pós-graduação em Projetos de Redes.
        Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de tecnologia e segurança da informação, com atuação em empresas de grande porte, do setor público e privado.
        Autor dos livros “Roteadores Cisco: guia básico de configuração e operação” e "Tecnologias, Inovação e outros assuntos em análise". Coautor do livro "Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais".

Painel 3
A Nova Lei de Licitação e os controles do TCE

Início – 11h
Término – 11h40 
Perguntas até 11h50
Encerramento do dia com considerações

Sérgio Ciquera Rossi

Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

        Ingressou, por concurso público, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em agosto de 1970, após ser nomeado no serviço público com o cargo efetivo de Técnico em Contabilidade.
        Graduado em Direito e formado no curso técnico em Contabilidade, ao longo dos anos, ocupou diversos cargos e funções no TCESP: Auditor I (1973), Auditor II (1976), Assessor-Técnico de Gabinete (1979), Diretor-Técnico de Divisão (1983), Assessor Técnico-Chefe da Assessoria-Técnico Jurídica (1985), Chefe de Gabinete de Conselheiros e da Presidência (a partir de 1986), atuando por vezes em plenário como Substituto de Conselheiro.
        Em 1989, foi designado Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas, função que exerce até hoje.
Currículo na íntegra 

Participação Especial do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo

Flávia Augusto

Contadora, empresária e perita, especialista em Terceiro Setor, é vice-presidente do CRC-SP

        MBA em Contadora, perita judicial e empresária contábil com experiência em empresas comerciais, serviços e Terceiro Setor, possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria e em Global Leadership in Accounting and Finance. 
        Conselheira e Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP da gestão 2022-2023.

Moderador

Francisco Sérgio Nalini

Secretário-Executivo da Associação das Secretarias Municipais de Finanças Municipais de São Paulo – ASSEFIN-SP

        Professor pós-graduado nas áreas contábeis e de administração e economia, ministrou aulas pela ESAF – Escola Superior de Administração Fiscal.
        Auditor-Fiscal Receita Federal do Brasil, aposentado, onde exerceu a função de Delegado e Conselheiro do CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.
        Foi secretário municipal em diversas áreas, tendo sido Secretário da Fazenda de Ribeirão Preto por duas vezes (2003 e 2011 a 2016).

Convidado especial da empresa parceira EICON


Rafael Repolho

Diretor de Produtos Tributários da Eicon - Produtos Inteligentes, pós-graduando em inovação e negócios pela FIA/USP-SP 

Ficha técnica:

Dia 22/7/2022 - das 9 às 12 horas

Site do evento: https://www.sgesp.com.br/

Inscrições: para certificados

Detalhes dos painéis diários: últimas notícias e resumo de todos assuntos

Link para assistir no Youtube

Link para assistir e pontuar EPC no CRC-SP

Detalhes da pontuação EPC aqui.

Detalhes em todos os dias:

(link esta na data)

19/07  Abertura com dirigentes fazendários e autoridades municipalistas

20/07  ​​​​​​A Contabilidade Aplicada ao Setor Público em frequente evolução

21/07  Receita Federal do Brasil - Colaboração e intercâmbio com os municípios

22/07 – Tribunal de Contas de SP - Controle - Auditoria - Transparência

26/07 – Oficina Municipal - A força da cooperação regional na gestão pública

27/07 – O Controle Social e o cidadão

28/07 – A revolução digital no serviço público

Fale conosco (*)assefinsp@gmail.com 
(*) Envie por aqui suas sugestões, dúvidas e, principalmente, perguntas antecipadamente, no dia elas serão respondidas

WhatsApp  16999623-2133


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orçamento, transparência e planejamento: próximo Café da Manhã (27-4 9h)

        A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, programou mais um Café da Manhã Virtual & Conteúdo para o dia 27 de abril, às 9 horas da manhã .  Mais uma vez professores ligados à gestão pública fazendária foram convidados, prometendo uma excelente manhã para aprimorar conhecimentos.           O foco do evento será destinado ao Orçamento Público, seus créditos, transparência de dados e a necessidade de um planejamento a longo prazo para se obter uma visão de longo prazo das políticas públicas.                Nós todos sabemos, principalmente quem realiza trimestralmente a audiência pública para análise das contas da Prefeitura na Câmara Municipal, que ela pode se tornar algo rotineiro, apenas algumas cidades conseguem motivar a participação efetiva da população , isso acontece principalmente onde a imprensa é ativa, mas, ainda assim, pode se tornar uma rotina, causando uma improdutividade.            Sobre esse assunto, Transparência das Co

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle