Pular para o conteúdo principal

10.o SGESP - 20/7 - Abertura

        A abertura do 10.o SGESP ocorreu no dia 20/7/2021, às 9 horas, com a presença de titulares de entidades municipalistas e fazendárias. 

        Este ano o tema do seminário foi A Gestão Fazendária na Era Digital, assunto que não se esgotará tão cedo tendo em vista o estágio de nossos municípios, principalmente tendo enfrentado uma enorme crise na saúde, que ainda não se findou.

        Todos os que participaram foram unânimes, a Era Digital já está aí, será o fim do papel, das filas em guichês e o avanço da inteligência artificial, ajudando os contribuintes, os cidadãos, mas, principalmente os servidores públicos que, ao invés de executarem seus serviços de forma automática, passarão a atuar na ciência e modernização de suas funções, sem perder a humanização.

        Estamos longe? Pode ser, mas não podemos ignorar - o digital já chegou!

        Especificamente na abertura, como ocorre tradicionalmente nos nossos eventos, os convidados da ASSEFIN apresentaram também as melhores saídas para as enormes dificuldades que passaram e passam os municípios e os demais entes públicos, buscando fórmulas para gerirem suas finanças, dando sugestões e mostrando as melhores soluções para este fim.

        Anfitrião e palestrante

        O presidente da ASSEFIN - Associação das Secretarias de Finanças do Estado de São Paulo, Adriano Luiz Leocadio foi o anfitrião da solenidade, que se encerrou quando todos os dirigentes e secretários presentes se utilizaram da palavra, ele disse o que o 10.o SGESP é um evento tradicional e que se funde com a história da entidade.

        "Mais uma vez a ASSEFIN levará, gratuitamente, um volume enorme de informações e conhecimentos para os nossos servidores, que é um de nossos maiores objetivos, e também fará um congraçamento com as entidades do setor e com os responsáveis pelas pastas fazendárias, que é um outro", explicou.

        Pela 3.a vez a ASSEFIN contou com a presença do desembargador José Renato Nalini, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e também Secretário da Educação do Estado. Dr. Nalini se destaca pela forma humanista que utiliza para sugerir medidas para o poder público em geral, seja nas finanças ou na Justiça. Ele fez a palestra inicial.

       Convidados


        O Conselho Regional de Contabilidade tem sido parceiro do SGESP desde o começo, este ano a parceria foi ampliada, transmitiu e pontuou todos os dias de conteúdo, esteve na cerimônia o seu presidente, José Donizete Valentina (1); a ABRASF, Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, foi representada pelo seu presidente Jeferson Passos (2), Secretário Municipal da Fazenda de Aracaju/SE; já o prefeito de Santo André, Paulo Serra (3) que também é presidente do Consórcio de Municípios do Grande ABC, representou a Frente Nacional de Prefeitos-FNP, ele que é vice-presidente de Finanças Públicas.
    A Receita Federal do Brasil esteve representada pelo seu Chefe do setor de Relações Institucionais, Adriano Subirá (4), e a Confederação Nacional de Municípios-CNM pelo Conselheiro da Região Sudeste, Carlos Cruz (5), ele que participa também da diretoria da Associação Paulista de Municípios - APM, da qual foi presidente na gestão anterior.

        A Secretária da Fazenda do Estado do Ceará, Fernanda Pacobahyba (1), além de representar sua pasta, o fez também pelos secretários de finanças e fazenda dos Estados brasileiros pela COMSEFAZ, ela é professora e tributarista;  José Mário Brasiliense Carneiro (2), fez sua exposição como fundador e diretor-presidente da Oficina Municipal que, ao lado da alemã Fundação Konrad Adenauer, promove formação humana e capacitação técnica nas áreas de cidadania e gestão pública.

        Representando a Associação Brasileira de Direito Financeiro-ABDF, esteve o dr. Heleno Torres (3), tributarista, professor da FEA/USP e profundo conhecedor do Código Tributário Brasileiro, tendo também o presidente da FIPECAFI, Edgard Cornacchione (4), ele é professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP, tendo como suas principais áreas a contabilidade e a controladoria.

        Como sempre as entidades fazendárias e municipalistas estiveram super representadas, como é o caso da APM com seu presidente Fred Guidoni (1) enviou sua mensagem, ex-prefeito de Campos do Jordão, que, inclusive, dentro da parceria, há anos convida em carta os prefeitos a participarem do evento e a UVESP foi representada pelo presidente do Conselho Sebastião Misiara (2), também sempre ao lado do SGESP e das causas municipalistas, ele já anuncia o Conexidades de 23 a 27 de novembro em Olímpia.
        Victor Borges (3), Superintendente do Consórcio CODEVAR (Barretos) e Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos do Brasil, antecipou sua fala para o SGESP, comemorando ter um painel específico para as compras públicas pelos consórcios municipais e Giovanna Victer (4), Secretária da Fazenda de Salvador (ex de Niterói), ela preside o  Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos, é  Mestre em Políticas Sociais e Planejamento pela Escola de Economia de Londres (London School of Economics).

       Os apoiadores



    O SGESP, que já se chamou SRCASP nos três primeiros eventos, teve como primeira apoiadora a SMARAPD, empresa prestadora de serviços públicos, assim como as demais aqui, e isso é mantido até agora no 10.o evento, esteve representada pelo seu diretor executivo Frank Marlon Merli de Moraes (1), a EICON, que também escreveu sua história de apoio ao seminário, inclusive fortemente nas edições presenciais, foi representada pelo seu Diretor de Produtos Tributários, Rafael Cascino Repolho (2), e, este ano, a também importante empresa brasileira Betha, estreia no patrocínio, tendo como seu representante no evento Wendel Nascimento (3), Coordenador do Departamento de Marketing, há 11 anos atuando nas áreas comercial e de desenvolvimento. 



Ficha técnica:

Dia 22/7/2021 - das 9 às 12 horas

Site do evento: https://www.sgesp.com.br/

Inscrições: para certificados

Detalhes dos painéis diários: Blog com últimas notícias

Link para assistir no Youtube

Link para assistir no Facebook

Fale conosco: assefinsp@gmail.com 

Detalhes em todos os dias (link na data):

20/07 - Abertura com dirigentes fazendários e autoridades municipalistas

21/07 - A gestão eficaz e integrada da Contabilidade Pública

22/07 - Receita Federal do Brasil - Colaboração e intercâmbio com os municípios

23/07 – A proteção dos dados públicos e a prestação de contas do 3.o Setor

28/07 – A força da cooperação regional na gestão pública

29/07 – A gestão municipal nos controles internos, regimes de compras públicas e ferramentas de transparência

30/07 – A importância do Código Tributário para uma gestão moderna e eficiente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.