Pular para o conteúdo principal

10.o SGESP - 20/7 - Abertura

        A abertura do 10.o SGESP ocorreu no dia 20/7/2021, às 9 horas, com a presença de titulares de entidades municipalistas e fazendárias. 

        Este ano o tema do seminário foi A Gestão Fazendária na Era Digital, assunto que não se esgotará tão cedo tendo em vista o estágio de nossos municípios, principalmente tendo enfrentado uma enorme crise na saúde, que ainda não se findou.

        Todos os que participaram foram unânimes, a Era Digital já está aí, será o fim do papel, das filas em guichês e o avanço da inteligência artificial, ajudando os contribuintes, os cidadãos, mas, principalmente os servidores públicos que, ao invés de executarem seus serviços de forma automática, passarão a atuar na ciência e modernização de suas funções, sem perder a humanização.

        Estamos longe? Pode ser, mas não podemos ignorar - o digital já chegou!

        Especificamente na abertura, como ocorre tradicionalmente nos nossos eventos, os convidados da ASSEFIN apresentaram também as melhores saídas para as enormes dificuldades que passaram e passam os municípios e os demais entes públicos, buscando fórmulas para gerirem suas finanças, dando sugestões e mostrando as melhores soluções para este fim.

        Anfitrião e palestrante

        O presidente da ASSEFIN - Associação das Secretarias de Finanças do Estado de São Paulo, Adriano Luiz Leocadio foi o anfitrião da solenidade, que se encerrou quando todos os dirigentes e secretários presentes se utilizaram da palavra, ele disse o que o 10.o SGESP é um evento tradicional e que se funde com a história da entidade.

        "Mais uma vez a ASSEFIN levará, gratuitamente, um volume enorme de informações e conhecimentos para os nossos servidores, que é um de nossos maiores objetivos, e também fará um congraçamento com as entidades do setor e com os responsáveis pelas pastas fazendárias, que é um outro", explicou.

        Pela 3.a vez a ASSEFIN contou com a presença do desembargador José Renato Nalini, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e também Secretário da Educação do Estado. Dr. Nalini se destaca pela forma humanista que utiliza para sugerir medidas para o poder público em geral, seja nas finanças ou na Justiça. Ele fez a palestra inicial.

       Convidados


        O Conselho Regional de Contabilidade tem sido parceiro do SGESP desde o começo, este ano a parceria foi ampliada, transmitiu e pontuou todos os dias de conteúdo, esteve na cerimônia o seu presidente, José Donizete Valentina (1); a ABRASF, Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, foi representada pelo seu presidente Jeferson Passos (2), Secretário Municipal da Fazenda de Aracaju/SE; já o prefeito de Santo André, Paulo Serra (3) que também é presidente do Consórcio de Municípios do Grande ABC, representou a Frente Nacional de Prefeitos-FNP, ele que é vice-presidente de Finanças Públicas.
    A Receita Federal do Brasil esteve representada pelo seu Chefe do setor de Relações Institucionais, Adriano Subirá (4), e a Confederação Nacional de Municípios-CNM pelo Conselheiro da Região Sudeste, Carlos Cruz (5), ele que participa também da diretoria da Associação Paulista de Municípios - APM, da qual foi presidente na gestão anterior.

        A Secretária da Fazenda do Estado do Ceará, Fernanda Pacobahyba (1), além de representar sua pasta, o fez também pelos secretários de finanças e fazenda dos Estados brasileiros pela COMSEFAZ, ela é professora e tributarista;  José Mário Brasiliense Carneiro (2), fez sua exposição como fundador e diretor-presidente da Oficina Municipal que, ao lado da alemã Fundação Konrad Adenauer, promove formação humana e capacitação técnica nas áreas de cidadania e gestão pública.

        Representando a Associação Brasileira de Direito Financeiro-ABDF, esteve o dr. Heleno Torres (3), tributarista, professor da FEA/USP e profundo conhecedor do Código Tributário Brasileiro, tendo também o presidente da FIPECAFI, Edgard Cornacchione (4), ele é professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP, tendo como suas principais áreas a contabilidade e a controladoria.

        Como sempre as entidades fazendárias e municipalistas estiveram super representadas, como é o caso da APM com seu presidente Fred Guidoni (1) enviou sua mensagem, ex-prefeito de Campos do Jordão, que, inclusive, dentro da parceria, há anos convida em carta os prefeitos a participarem do evento e a UVESP foi representada pelo presidente do Conselho Sebastião Misiara (2), também sempre ao lado do SGESP e das causas municipalistas, ele já anuncia o Conexidades de 23 a 27 de novembro em Olímpia.
        Victor Borges (3), Superintendente do Consórcio CODEVAR (Barretos) e Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos do Brasil, antecipou sua fala para o SGESP, comemorando ter um painel específico para as compras públicas pelos consórcios municipais e Giovanna Victer (4), Secretária da Fazenda de Salvador (ex de Niterói), ela preside o  Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos, é  Mestre em Políticas Sociais e Planejamento pela Escola de Economia de Londres (London School of Economics).

       Os apoiadores



    O SGESP, que já se chamou SRCASP nos três primeiros eventos, teve como primeira apoiadora a SMARAPD, empresa prestadora de serviços públicos, assim como as demais aqui, e isso é mantido até agora no 10.o evento, esteve representada pelo seu diretor executivo Frank Marlon Merli de Moraes (1), a EICON, que também escreveu sua história de apoio ao seminário, inclusive fortemente nas edições presenciais, foi representada pelo seu Diretor de Produtos Tributários, Rafael Cascino Repolho (2), e, este ano, a também importante empresa brasileira Betha, estreia no patrocínio, tendo como seu representante no evento Wendel Nascimento (3), Coordenador do Departamento de Marketing, há 11 anos atuando nas áreas comercial e de desenvolvimento. 



Ficha técnica:

Dia 22/7/2021 - das 9 às 12 horas

Site do evento: https://www.sgesp.com.br/

Inscrições: para certificados

Detalhes dos painéis diários: Blog com últimas notícias

Link para assistir no Youtube

Link para assistir no Facebook

Fale conosco: assefinsp@gmail.com 

Detalhes em todos os dias (link na data):

20/07 - Abertura com dirigentes fazendários e autoridades municipalistas

21/07 - A gestão eficaz e integrada da Contabilidade Pública

22/07 - Receita Federal do Brasil - Colaboração e intercâmbio com os municípios

23/07 – A proteção dos dados públicos e a prestação de contas do 3.o Setor

28/07 – A força da cooperação regional na gestão pública

29/07 – A gestão municipal nos controles internos, regimes de compras públicas e ferramentas de transparência

30/07 – A importância do Código Tributário para uma gestão moderna e eficiente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade .            Desta forma, foi editado o Decreto n.o 7.186 de 27/5/2010, o

GESTÃO FINANCEIRA DE PREFEITURAS E CÂMARAS MUNICIPAIS - TCESP

  GESTÃO FINANCEIRA DE PREFEITURAS E CÂMARAS MUNICIPAIS 2021 1 CONSELHEIROS EDGARD CAMARGO RODRIGUES Presidente CRISTIANA DE CASTRO MORAES Vice-Presidente DIMAS RAMALHO Corregedor ANTONIO ROQUE CITADINI RENATO MARTINS COSTA ROBSON MARINHO SIDNEY ESTANISLAU BERALDO 2 SUPERVISÃO Sérgio Ciquera Rossi Secretário-Diretor Geral COORDENAÇÃO Paulo Massaru Uesugi Sugiura Diretor Técnico de Departamento – DSF-I Alexandre Teixeira Carsola Diretor Técnico de Departamento – DSF – II ELABORAÇÃO Agnon Ribeiro de Lima Cibele de Lima Zanin Martinusso Marco Francisco da Silva Paes Mauro Guimarães Coam