Pular para o conteúdo principal

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos, na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública. 

Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP

        O governador do Estado de São Paulo, em exercício, Felicio Ramuth, confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos, Anderson Fariasos secretários Odilson Gomes Braz Junior (1.a foto abaixo)de Gestão Administrativa e Finanças do município, e Adriano Luiz Leocádio (2.a foto abaixo), presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã.

A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações do seu 10.o aniversário, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.

        Após suas falas seguirão palestras muito importantes; Fábio Correa Xavier (foto abaixo) , Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de SP falará sobre o Uso tecnologia no setor público. 

        Hermano José Toscano Moura Filho (1.a abaixo) e Ariel Bolzan Witczak (2.a foto abaixo), ambos Auditores-Fiscais da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, AFRFB - falarão sobre este Projeto que a Receita, com a auxílio de diversas entidades, está disponibilizando para todo o Brasil, e quem tem na ASSEFIN uma de suas maiores divulgadoras: Nota Fiscal de Serviço - eletrônica - a NFSe.

        Previdência Municipal: O que mudou com as Reformas, desde sua criação, será o tema que Maria Regina Ricardo(foto abaixo), Superintendente do IPM - Instituto de Previdência dos Municipários de Ribeirão Preto, nesta palestra ela fará um retrospecto da existência da Previdência no Brasil e o que foi obtido com as reformas nos níveis federal e municipal, atualizando como se encontram as entidades que cuidam do RPPS nos municípios.

        Neste tema haverá uma participação especial, do Secretário de Gestão Administrativa e  Finanças de São José dos Campos, Odilson Gomes Braz Junior (foto no topo), ele trará o case do município na apropriação do Imposto de Renda Retido na Fonte pelo município, e o que foi possível fazer ela Previdência Municipal da cidade, com esta arrecadação.

        Débora Geórgia Tristão (foto acima), que é colaboradora do Núcleo AUDESP do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - AUDESP - falará sobre Índice de Efetividade da Gestão Municipal, IEGM, de como ele impacta na qualidade da gestão pública municipal do Estado. 


        Encerrando o ciclo de palestras na parte da manhã, Francisco Sérgio Nalini (foto acima) - que é tributarista e diretor-executivo da ASSEFIN - e a Dra. Patrícia Loboda Fronzaglia (foto acima), Procuradora e Secretário Adjunta de Gestão Administrativa e  Finanças do município de São José dos Campos apresentarão os tópicos de suas palestras no período tarde, sobre A Importância da Gestão do Processo Fiscal e do Código Tributário Municipal.


SERVIÇO:

23.o Encontro de Dirigentes de Finanças do Estado de São Paulo

Dia 24 de maio - das 8 às 17 horas

Para os cadastrados é só entrar com e-mail e senha e ir em "Inscrição Eventos"


Período da Tarde - das 14 às 17 horas.

Local:  Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova - UNIVAP - São José dos Campos - SP


Almoço - das 12 às 13h30, fechado para as cidades associadas à ASSEFIN.


Inscrição - www.assefinsp.com.br 

Os que as não fizeram ainda, uma vez feita, segue da mesma forma acima.


Atenção para reserva de hotel temos uma parceria com excelente desconto:


RESERVAS NOVOTEL S.J.CAMPOS
WhatsApp 12 4009-7800
Indique - Evento ASSEFIN - Prefeitura de São José dos Campos


Veja aqui como será a pontuação EPC do CRCSP


Dúvidas

faleconosco@assefinsp.com.br


NOTICIAS NO BLOG deste evento
(tecle no nome do evento abaixo


Palestra na manhã e almoço

Oficina de contabilidade e gestão idem

Oficina para auditores tributários no período da tarde


CURRÍCULOS
(em ordem de fala)


Palestra 1


Fábio Correa Xavier - Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (CIO) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Professor e Coordenador de Graduação e Pós. 

Colunista do MIT Technology Review.

Mestre em Ciência da Computação pela USP, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ, e Especialização Network Engineering pela JICA-Japão, possui ainda Pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados, Pós-graduação em Direito Público, Pós-graduação em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e Pós-graduação em Projetos de Redes.

IAPP CIPM e CDPO/BR. EXIN Privacy and Data Protection. (ISC)² CC.


Resumo profissional

Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e segurança da informação, com atuação em empresas de grande porte, do setor público e privado. 

Atuação por mais de quinze anos em atividades de ensino, como professor, coordenador de graduação, pós-graduação e coordenação geral.

Avaliador de curso do BASIS do MEC/INEP e professor integrante das comissões assessoras do ENADE/2008 e ENADE/2011, na área de redes de computadores.


Alguns Prêmios e Reconhecimentos:

Executivo de TI finalista do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial - Edição 2022 

Ranking 100 Empresas + Inovadoras no Uso de TI 2020, 2021 e 2022 (TCESP)

Prêmio Empresa +Digital 2020, categoria Governo

Prêmio Security Leaders Case do Ano 2020, sendo um dos finalistas em 2019.

Finalista do prêmio CIO Destaque no CIO Jud Nacional de 2019.

CIO homenageado na cerimônia 4Network Awards 2019.

Ganhador do Prêmio Security Leaders 2013, na área de Governo, sendo finalista em outras duas oportunidades: 2014 e 2018.


Trabalhos voluntários:

Secretário Executivo do Comitê Gestor de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Instituto Rui Barbosa – IRB.

Membro do Conselho de Administração do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo.


Livros e capítulos:

Autor dos livros "LGPD no setor público: boas práticas para os municípios brasileiros", "LGPD no setor público: Boas práticas para a jornada de adequação", “Roteadores Cisco: guia básico de configuração e operação”, "Tecnologias, Inovação e outros assuntos em análise" e "Cartilha de Governança em Proteção de Dados para Municípios". 

Autor do capítulo “Ações para adequação à LGPD pela Administração Pública” no e-book da Livraria Migalhas "Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais". 

Autor do capítulo “PASSOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA ADEQUAÇÃO À LGPD PELAS CORTES DE CONTAS BRASILEIRAS” no Livro “Os Tribunais de Contas, a pandemia e o futuro do controle”.


Palestra 2


Hermano José Toscano Moura Filho é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB - Analista de TI da Dataprev por 9 anos. Formação em Ciências da Computação e Tecnologia em Telemática, com especialização em Ciência de Dados e Big Data. Atualmente coordena o projeta da Nota Fiscal de Serviços eletrônica e o projeto da Nota Fiscal eletrônica do Ouro.


Ariel Bolzan Witczak é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil - AFRFB -. Bacharel em Sistemas de Informação, possui especialização em Ciência de Dados e Big Data e está cursando mestrado acadêmico em Administração (FEA-USP) com foco em inovação no setor público. Atua na COFIS/COGEF no desenvolvimento de dois projetos estratégicos institucionais: Plataforma NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica) e NF-e Ouro Ativo Financeiro. Coautor do livro "A Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira: Análise Setorial (Volume II)”.


Palestra 3


Maria Regina Ricardo — Há 30 anos atua na área Pública Municipal, sendo 24 anos dedicados à Contabilidade de RPPS e 6 anos como gestora do IPM de Ribeirão Preto - SP. Contadora, Advogada, Professora Universitária, Consultora em RPPS, com pós graduação em Administração Pública pela UNESP e FAAP; em Direito Tributário pela LFG- palestrante e consultora de RPPS em vários RPPS do Brasil entre 2002 e 2016. Foi Analista contábil na SmarAPD; consultora de contabilidade em RPPS; professora Universitária na Graduação de Contabilidade e Direito, palestrante e professora de pós graduação. Atualmente, está como Superintendente do IPM; diretora região leste da APEPREM  e 2ª secretária da ANEPREM; até março de 2023 foi Presidente comitê multi PrevCom.


Odilson Gomes Braz Junior — 49 anos, economista, empreendedor, nasceu em São Paulo e mora em São José dos Campos há 38 anos, pai de três filhos.

Graduado pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), tem pós-graduação em Análise Econômica pela Fipe/USP.

Atua na gestão pública desde 2001, tendo trabalhado nos governos dos ex-prefeitos Emanuel Fernandes e Eduardo Cury. Foi diretor financeiro da Fundhas na gestão do prefeito Felicio Ramuth.

Entre 2003 e 2012, empreendeu no setor gastronômico. Consultor econômico-financeiro, foi recentemente eleito delegado regional do Conselho Regional de Economia de São Paulo.


Palestra 4


Débora Geórgia Tristão - Mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Possui curso de especialização em Finanças Públicas pela FGV e curso de especialização em Introdução às Políticas Públicas ministrado pela Escola de Governo do Estado de São Paulo - EGESP. Possui curso de Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, ministrado pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Realizou curso de Planejamento Governamental pelo Instituto Serzedello Correa (ISC - TCU) - Tribunal de Contas da União. Possui Pós Graduação Latu Sensu em Controladoria Estratégica pela Universidade São Judas Tadeu e Graduação em em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu. Possui curso de educação executiva em Contabilidade Internacional, pela Trevisan - Escola de Negócios. É Multiplicadora de Contabilidade aplicada ao Setor Público, por curso ministrado pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN. Foi Colaboradora do Núcleo de Testes e Medidas da Fundação Carlos Chagas. Possui curso de Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - FIPECAFI. Experiência na área de Administração Pública, há mais de 30 anos, com ênfase em Ciências Contábeis.


Palestra 5


Francisco Sérgio Nalini – É o atual Secretário-Executivo da ASSEFIN-SP, consultor tributário, professor nas áreas contábeis, de administração e de economia.  É aposentado na função de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, onde foi delegado, julgador do CARF e professor da ESAF, foi secretário municipal em diversas pastas, tendo sido Secretário da Fazenda por duas vezes no município de Ribeirão Preto (2003 e 2011 a 2016).


Patrícia Loboda Fronzaglia — Secretaria Adjunta da Secretaria de Gestao Administrativa e Finanças de São José dos Campos. Advogada com pós graduação em processo civil e direito tributário. Foi Diretora da Receita de São José dos Campos de 2005 a 2013, procuradora até 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.