Pular para o conteúdo principal

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública, como veremos abaixo, que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP.

        O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos, o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima), ele é contador e empresário contábil e coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT, entre outras funções no Conselho.

        Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.

         O primeiro painel será sobre O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle, que terá Paulo Roberto Galvão, como moderador e palestrante sobre a área de Controle (Interno e Social), ele é contador, especialista em Direito Tributário, mestre em Ciências Contábeis, consultor e autor de Livros na Área Pública, foi Secretário de Finanças Jundiaí.

        Luciano Lima e Roberto Oliveira Jr. serão os palestrantes do tema acima, Luciano é contador, pós graduado em Gestão Pública e mestre em ADM das MPEs, foi Secretário de Administração e de Finanças de Bragança Paulista, Roberto é contador, mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, foi Secretario de Finanças Mogi Mirim.

 

    Débora Geórgia Tristão (foto acima)dará continuidade à sua palestra do período da manhã sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, IEGM, de como ele impacta na qualidade da gestão pública municipal do Estado. quando poderá, tranquilamente, ampliar as informações e responder às perguntas. Ela é colaboradora do Núcleo AUDESP do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - AUDESP. 

        Outra palestrante que ampliará suas informações da palestra do período da manhã, respondendo às perguntas, é Maria Regina Ricardo (foto abaixo), ela é Superintendente do IPM - Instituto de Previdência dos Municipários de Ribeirão Preto e falará sobre: 1— legalidade de vincular o IR ao RPPS; 2 — Se o IR retido no RPPS pode ser arrecadado diretamente; 3— Se há redução na aplicação dos impostos em âmbito dos 25% da educação e 15% da saúde; 4 — Qual efeito fiscal na LRF com gastos de pessoal; 5 — Abordará outras questões práticas, tanto contábeis, como financeiras da Previdência Municipal.

  

SERVIÇO:


23.o Encontro de Dirigentes de Finanças do Estado de São Paulo

Dia 24 de maio - das 8 às 17 horas

Para os cadastrados é só entrar com e-mail e senha e ir em "Inscrição Eventos"


Período da Tarde - das 14 às 17 horas.
(tecle no nome do evento abaixo

Local:  Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova - UNIVAP - São José dos Campos - SP


Almoço - das 12 às 13h30, fechado para as cidades associadas à ASSEFIN.


Inscrição - www.assefinsp.com.br 

Os que as não fizeram ainda, uma vez feita, segue da mesma forma acima.


Atenção para reserva de hotel temos uma parceria com excelente desconto:


RESERVAS NOVOTEL S.J.CAMPOS
WhatsApp 12 4009-7800
Indique - Evento ASSEFIN - Prefeitura de São José dos Campos


Veja aqui como será a pontuação EPC do CRCSP


Dúvidas

faleconosco@assefinsp.com.br


NOTICIAS NO BLOG deste evento


Palestra na manhã e almoço

Oficina de contabilidade e gestão idem

Oficina para auditores tributários no período da tarde


CURRÍCULOS
(em ordem de fala)


Representantes do CRC de SP

Marcelo Viaro Berloffa - Contador, Mestre em Contabilidade (PUC/SP), Empresário Contábil (MEK Contabilidade), Professor universitário, Perito-contador, Diretor do SESCON-Campinas, Conselheiro do CRCSP, coordenador da Comissão Permanente de Transparência – CPT, vice-coordenador do Grupo de Trabalho para Tratar de Assuntos da Área Pública, membro do Grupo de Trabalho para Assuntos Relacionados ao Processo Eleitoral, membro da II Câmara de Ética e Fiscalização.

 

Vera Lúcia dos Santos – Contadora, Empresária Contábil, Delegada representante do CRCSP na cidade de São José dos Campos


Palestra 1


Paulo Roberto Galvão - mediador e palestrante área Controladoria Interna

Mestrado em Ciências Contábeis – FECAP - São Paulo;

Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Tributário – USF – Itatiba/SP; 

Graduação em Ciências Contábeis – Faculdades Padre Anchieta – Jundiaí/SP;

Tributarista – IBPT - São Paulo;

Secretário Municipal de Finanças do Município de Jundiaí/SP – 2013-2014

Sócio Proprietário da Paulo Galvão Consultoria Empresarial e Governamental; 

Sócio Proprietário do Escritório A.C. Systec;

Controller da CompAir do Brasil.

Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças do SENAC/Jundiaí-SP;

Professor de Pós-Graduação no Curso de Controladoria e Finanças da FECAP;

Professor de Pós-Graduação no curso de Formação de Gestores Públicos de Alta Performance do INSPER;

Professor do MBA em Gestão Pública da UNISAL, Campinas;

Professor de Pós-Graduação no Curso de MBA em Gestão Empresarial da Faculdade Padre Anchieta em Jundiaí/SP;

Professor e Coordenador de Cursos da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales no TCM/SP;

Professor da FIPE – Contas Públicas e

Professor do IBEGESP.

 

Roberto de Oliveira JúniorMestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Santo André. Professor de cursos de graduação e pós graduação. Contador e profissional das áreas administrativa e financeira a mais de 30 anos, sendo que nos últimos 23 anos está atuando na administração pública municipal. Contador público de carreira, da Prefeitura de Mogi Mirim, onde também exerceu o cargo de Diretor Financeiro  e Secretario de Finanças, atuou ainda como Contador Geral do Município de Jundiaí. Atualmente é palestrante do CRC/SP, presta serviços de consultoria e treinamentos em gestão pública municipal.


Luciano Lima - Possui graduação em Ciências Contábeis e pós graduação em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista (2016). Foi secretário de finanças da Prefeitura de Bragança Paulista/SP, da Prefeitura de Leme/SP e em Paulínia/SP, foi Diretor de Finanças e Secretário de Finanças e Administração, Atua como Palestrante em Administração e Finanças Públicas desde 2012 -  é professor da UNIFACP Paulínia e foi coordenador do curso de ciências contábeis da UNIFACP Paulínia e da Faculdades Anhanguera FAC Jundiaí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, Finanças e Planejamento Público, atuando desde 1998 principalmente nos seguintes temas: finanças públicas, contabilidade pública, controle interno, tribunal de contas, orçamento público, lei de responsabilidade fiscal, transparência fiscal, desburocratização, planejamento e gestão pública. Atua como Diretor da LLACT Gestão Pública Ltda, onde presta assessoria, consultoria e ministra capacitações voltados ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal - IEG-M, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, da ONU, Planejamento Público, atuou entre 2021 e atualidade na melhoria do IEG-M (I-Plan, I-Fiscal, I-Educ, I-Saúde, I-Amb, I-Cidade e I-GOV TI), de Municípios do Estado de São Paulo, como: Amparo, Arapeí, Artur Nogueira, Boituva, Capivari, Carapicuíba ( apenas I-FIscal), Cunha, Holambra, Itapetininga, Jambeiro, Pedreira, Redenção da Serra, Serra Negra e Tatuí.

Palestra 2


Débora Geórgia Tristão - Mestranda em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Possui curso de especialização em Finanças Públicas pela FGV e curso de especialização em Introdução às Políticas Públicas ministrado pela Escola de Governo do Estado de São Paulo - EGESP. Possui curso de Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, ministrado pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Realizou curso de Planejamento Governamental pelo Instituto Serzedello Correa (ISC - TCU) - Tribunal de Contas da União. Possui Pós Graduação Latu Sensu em Controladoria Estratégica pela Universidade São Judas Tadeu e Graduação em em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu. Possui curso de educação executiva em Contabilidade Internacional, pela Trevisan - Escola de Negócios. É Multiplicadora de Contabilidade aplicada ao Setor Público, por curso ministrado pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN. Foi Colaboradora do Núcleo de Testes e Medidas da Fundação Carlos Chagas. Possui curso de Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - FIPECAFI. Experiência na área de Administração Pública, há mais de 30 anos, com ênfase em Ciências Contábeis.


Palestra 3


Maria Regina Ricardo — Há 30 anos atua na área Pública Municipal, sendo 24 anos dedicados à Contabilidade de RPPS e 6 anos como gestora do IPM de Ribeirão Preto - SP. Contadora, Advogada, Professora Universitária, Consultora em RPPS, com pós graduação em Administração Pública pela UNESP e FAAP; em Direito Tributário pela LFG- palestrante e consultora de RPPS em vários RPPS do Brasil entre 2002 e 2016. Foi Analista contábil na SmarAPD; consultora de contabilidade em RPPS; professora Universitária na Graduação de Contabilidade e Direito, palestrante e professora de pós graduação. Atualmente, está como Superintendente do IPM; diretora região leste da APEPREM  e 2ª secretária da ANEPREM; até março de 2023 foi Presidente comitê multi PrevCom.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.