Pular para o conteúdo principal

Lançamento de Grupo de Contabilidade terá 4 palestras e a presença do CRCSP

        A ASSEFIN-SP - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP lançará mais um grupo amanhã (1/12 9h), será o de contabilidade pública. O presidente do CRCSP - Conselho Regional de Contabilidade em SP, José Aparecido Maion, confirmou sua presença.

        O dia será muito especial, pelo terceiro ano consecutivo a professora Diana Lima da UNB abordará sobre Os cuidados contábeis com a troca de exercícios, ela falará em dupla com Débora Tristão, da Audesp-TCE-SP, que lembrará as modificação do PCASP - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público para 2023. As duas professoras - que estão com a ASSEFIN desde a formação inicial do grupo de contabilidade, fazem a 3 anos consecutivos essas abordagens. 

        Em seguida, Ricardo Rocha de Azevedo, que é professor na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia levantará um problema antigo na contabilidade pública, que órgãos oficiais vêm tentando mudar: Excesso de prestações de contas no setor público. Ricardo é um parceiro da ASSEFIN, esteve palestrando ou ajudando a organizar o SGESP, seminário de gestão pública promovido pela entidade, desde sua primeira versão.

        Encerra o programa o professor-autor Paulo Feijó, um dos mais conhecidos palestrantes do setor, o tema dele será Entendendo os tipos de créditos orçamentários. Curiosamente o SGESP - Seminário de Gestão Pública, que está indo para sua 12.a versão, teve na sua primeira versão, em 16 de maio de 2012, como palestra principal, a participação de Feijó.

A presença e parceria com o CRCSP

        A participação de Maion, presidente do CRCSP, comemorará a parceria mais longeva da ASSEFIN-SP, que acaba de ser renovada, os presidentes das duas entidades firmaram um documento prorrogando-a até o segundo semestre de 2024.

        Vale dizer que, quando foi criado o Fórum SEFIN-SP, que antecedeu a ASSEFIN, em 16 de maio de 2013, o CRC de SP já tinha apoiado, através das entidades de contadores de Ribeirão Preto, o I SRCASP - Seminário Regional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, realizado em 14 de março de 2012 com palestra de Paulo Feijó como mencionamos, portanto 10 anos de colaboração mútua.

José Aparecido Maion - Presidente CRCSP

        Na oportunidade Maion disse: "a nossa intenção é a de sempre prestar cooperação de valorização na realização das atividades ligadas à contabilidade, ação que a ASSEFIN também exerce, o que justifica e valoriza esse duradouro convênio", afirmou o presidente do CRCSP.

Adriano Luiz Leocadio - Presidente ASSEFIN

        O fato também foi comemorado pela diretoria da ASSEFIN, o presidente da entidade dos Secretários de Finanças paulista, Adriano Luiz Leocadio (Santos), disse que "a ASSEFIN é uma entidade que reconhece o esforço dos dirigentes e servidores municipais fazendários, principalmente os ligados à contabilidade, tanto que, em todos seus seminários dedica um quarto do tempo para este serviço", explica Adriano.

        A renovação do Termo de Cooperação Institucional, nome oficial da parceria, coincide com a criação do GA-CASP - Grupo ASSEFIN de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que terá o seu primeiro evento inaugural dia 1.o de dezembro, com as palestras virtuais de Diana Lima, Débora Geórgia Tristão, Ricardo Rocha de Azevedo e Paulo Feijó, oportunidade que serão sorteados 5 livros do professor (abaixo).

Serão sorteados 5 pares de livros para as cidades presentes

        A participação no Grupo de Contabilidade depende da cidade filiar-se à ASSEFIN e que os servidores sejam indicados pelo (a) secretário (a) local. A entidade lançará uma campanha durante o evento, para associar-se os municípios não precisarão contribuir este ano.

Veja como foi o lançamento do Grupo Tributário da ASSEFIN em 29/11/22 inscreva-se --> aqui

Bônus: Cartilha sobre arrecadação e gestão municipal do TCU --> aqui

Serviço:

Café da Manhã Especial - Inauguração do GA-CASP da ASSEFIN
Dia 1.o de dezembro - 9 horas
Link para assistir: cadastre-se aqui

Palestras:

Diana Lima - Os cuidados contábeis com a troca de exercícios
Professora UNB - Membro CTCONF e da CNM

Débora TristãoPC-CASP-2023
Tutora - FECAP - Mestranda em Gestão Publica - FGV- Equipe AUDESP-TCE-SP

Ricardo Rocha de Azevedo: Excesso de prestações de contas no setor público
Professor na FACIC Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Paulo Feijó: Entendendo os Tipos de Créditos Orçamentários
Contador (UNB), Escritor, Professor de CASP e Finanças Pública



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.o SGESP - 22/7 - RFB - Colaboração e intercâmbio com os municípios

    No dia 22/7/2021 - o 10.o SGESP mais uma vez contará dirigentes da Receita Federal do Brasil, auditores-fiscais, que sempre abordam temas que envolvem os municípios brasileiros, principalmente em forma de parceria. Adriano Pereira Subirá (Moderador) Auditor Fiscal da Receita Federal Na RFB desde fev/93 Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha Consultor externo do FMI Chefe da ASCIF/RFB - Relações Institucionais da Receita Federal Tema: Conformidade Cooperativa, e a experiência da Receita Federal com a Conformidade Tributária Flávio Vilela Campos Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, atualmente na gerência dos projetos de “Gerenciamento de Riscos de Conformidade – GRC” e de “Conformidade Cooperativa Fiscal – Confia” da Receita Federal do Brasil Tema:   Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) José Renato Alves Gomes Pós-graduado em redes de computadores pela Universidade Federal do Pará. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde o ano 2002. Ch...

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade...

A previsão legal de “quebra” da vinculação de fontes em situações de calamidade pública

  A previsão legal de “ quebra ” da vinculação de fontes em situações de calamidade pública Situações de calamidade pública exigem respostas à altura do desafio imposto às administrações públicas, respostas estas que culminam em dispêndio de recursos financeiros, pois verifica-se uma relação direta entre as ações tomadas pelos governos para combater a situação calamitosa e o incremento de gastos necessários ao financiamento das medidas emergenciais. Porém, não podemos esquecer que os recursos públicos no Brasil são caracterizados por significativas amarras quanto à sua aplicação, também conhecidas por vinculações, que determinam que certos ingressos (receitas) só podem ser utilizados para despesas especificas, e que são controlados por meio do mecanismo conhecido como fonte/destinação de recursos. 1. O que são vinculações? Em termos gerais significam destinar previamente, por instrum...