Pular para o conteúdo principal

Receita Federal define grade de palestras para o SGESP - dia 29/7




    
    Já estão definidos os temas e os nomes das palestras que a Receita Federal do Brasil apresentará no 9.o Seminário de Gestão Pública. Esta ano, até por culpa da excepcionalidade, a organização do evento optou por concentrar os dias em instituições ou assuntos que fizessem a convergência de assuntos e pessoas. 

    Eles explicam - "A logística não é fácil e não se trata de uma transmissão comum, profissionais estarão desfilando assuntos de alto interesse para o público fazendário dos municípios brasileiros". Concluindo que as palestras de cada dia serão verdadeiros cursos.

    O tema central será A Cooperação e a Integração da RFB com os Municípios: um mecanismo de otimização da arrecadação e da gestão tributária com os seguintes assuntos intermediários NFSe - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, Imposto Territorial Rural - ITR - Convênios e Fiscalização, Simples Nacional e Redesim.

    Falará sobre o projeto da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFS-e o Coordenador-Geral de Fiscalização da RFB, Altemir Linhares de Melo, que abordará os passos que já foram dados para a realidade desse projeto e quais as medidas tomadas para ele venha a ser implantado.

    O ITR - Imposto Territorial Rural vem sendo uma forte fonte de receita para diversos municípios do Brasil, segundo a Receita Federal uma alternativa excelente para as administrações municipais reforçarem os seus cofres, Quem exporá sobre isso será o Delegado-Adjunto da RFB em Uberaba, Sinezando Ferreira de Oliveira, ele é o Delegado Dirigente e Supervisor Nacional do tributo e terá apoio do Delegado de Uberlândia Valtair Soares Ferreira. Na oportunidade serão explicitados os passos para o convênio e da sua fiscalização.

    O Simples Nacional é o tributo de maior integração entre os entes fiscais no Brasil, atuam nele a União, através da Receita Federal, o Distrito Federal, os estados e os municípios, essa integração exige que, principalmente o órgão central, haja uma celeridade tanto na sua normatização, como na sua execução, envolvendo principalmente os contribuintes e seus contadores. Esse assunto será abordado por Fernando Soriano Louzada, do Comitê Gestor e e da Subsecretária de Arrecadação e Cobrança daquele órgão. 

    Já a Redesim foi responsável pela aceleração e desburocratização da abertura de empresas no país, há, ainda, pelas dificuldades que o sistema envolve, alguns gargalos, como os que envolvem as áreas de segurança, saúde e meio ambiente, que não dependem dessa aceleração. A Receita já produziu um avanço enorme nessa área graças à Redesim, o gerente do Projeto de Integração Nacional da Redesim Carlos Nacif dará detalhes sobre isso e apontará meios para que o sistema avance ainda mais. Ele também é da Coordenação Geral de Cadastros da RFB.
    O Cadastro Tributário, tema de muito interesse para os municípios, será destacado por Carlos Nacif em seu painel, "procuraremos estimular a automação e a qualificação desses dados pelos municípios", informou ele ao SGESP.

     Os organizadores do SGESP produzirão uma pesquisa nacional com esses assuntos, antecipando para os palestrantes dúvidas e perguntas para serem respondidas no dia. Os assuntos que surgirem durante o evento e outros que não houver tempo para abordar serão tratados no dia 31/7 - quando haverá um epílogo do evento.

História

Conheça a história da participação da Receita Federal do Brasil aqui


    ***+#+***

    
 Toda a grade de conteúdo e os bastidores do SGESP estão aqui


Serviço
9.o SGESP - Digital - Palestra 4 -  Dia 29 de julho de 2020
Seminário de Gestão Pública Fazendária 
A Cooperação e a Integração da RFB com os Municípios: um mecanismo de otimização da arrecadação e da gestão tributária
Transmissão digital - peça o link - assefinsp@gmail.com
Inscrições pelo www.sgesp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USP Ribeirão reúne STN e TCESP para discutir questões contemporâneas da contabilidade pública

            O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP/RP, através de seu projeto Diálogos com a Comunidade, vai reunir acadêmicos e servidores ligados à contabilidade pública, para um debate sobre     Mudanças em andamento da área de contabilidade pública – desafios e oportunidades. Evento que conta com o apoio e participação da ASSEFIN .            O evento está marcado para o dia 20/6, terça próxima, às 19h15, deve ter uma hora e meia de duração, e será realizado no anfiteatro  Dr. Ivo Torres da FEA-RP no campus da USP de Ribeirão Preto.          O painel, precedido de palestras, terá a direção e moderação do professor doutor Ricardo Rocha de Azevedo , da FEA/USP e contará com  os palestrantes   Alex Fabiane Teixeira , Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF/STN) e Coordenador Operacional do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP/CFC), e   Denis Cássio Gabriel , auditor de controle extern

Orçamento, transparência e planejamento: próximo Café da Manhã (27-4 9h)

        A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, programou mais um Café da Manhã Virtual & Conteúdo para o dia 27 de abril, às 9 horas da manhã .  Mais uma vez professores ligados à gestão pública fazendária foram convidados, prometendo uma excelente manhã para aprimorar conhecimentos.           O foco do evento será destinado ao Orçamento Público, seus créditos, transparência de dados e a necessidade de um planejamento a longo prazo para se obter uma visão de longo prazo das políticas públicas.                Nós todos sabemos, principalmente quem realiza trimestralmente a audiência pública para análise das contas da Prefeitura na Câmara Municipal, que ela pode se tornar algo rotineiro, apenas algumas cidades conseguem motivar a participação efetiva da população , isso acontece principalmente onde a imprensa é ativa, mas, ainda assim, pode se tornar uma rotina, causando uma improdutividade.            Sobre esse assunto, Transparência das Co

11o SGESP - 21/7 - RFB - Intercâmbio com os municípios

O Controle da Tributação Federal  Compartilhada com os Municípios A RFB desenvolve programas que integram o controle do imposto nacional. O SGESP mostrará como os municípios têm um papel importante na modernização e gerenciamento dessa atividade. Moderador Adriano Pereira Subirá Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal      Auditor Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desde 1997      Doutorando em administração pública na Universidade de Lisboa      Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha      Consultor externo do FMI Para assistir no Youtube   Painel 1   (1) Convênios do ITR entre o Município e a União (Sizenando) (2) Convênios de Cooperação Técnica e de Compartilhamento da Escrituração Contábil Digital no SPED (Thays) Início – 9h05 Término – 9h35 Perguntas até 9h45 Sizenando Ferreira de Oliveira Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – AFRFB           Graduação em Engenharia Civil – pela Universidade de Uber