Pular para o conteúdo principal

Nono Seminário de Gestão Pública Fazendária será digital


O evento será inagurado no dia 21 de julho com depoimentos de autoridades brasileiras que terão uma pergunta única, “E agora, como fica o Brasil?”, tendo como base o endividamento causado pelo estado de emergência causado pelo COVID, a queda de arrecadação, o que deve mudar nas propostas de reforma tributária, sempre alinhando com as questões fazendárias. Sugeriremos aos debatedores que levem sua ideia para a retomada, a alavancagem do país.O SGESP - Seminário de Gestão Pública Fazendária, será realizado este ano no formato digital, serão 7 transmissões ao vivo do dia 21 ao dia 31 de julho próximo, sempre das 9 às 12 horas. O evento está divido em 5 dias de palestras e cursos, um encontro com titulares municipais da área de finanças, sendo que o primeiro será totalmente dedicado a um debate sobre o futuro tributário do Brasil, pós pandemia.


No dia 22/7 tributaristas discutirão especificamente sobre a Reforma Tributária, ou as alternativas à ela, como o movimento SIMPLIFICA JÁ, a NFSe Nacional e a Tributação 4.0, contando com a moderação de  Alberto Macedo, Taís Hadassah e José Roberto Afonso, que convidarão outros debatedores. 

A contabilidade Pública, no dia 23/7, matéria que inspirou os dois primeiros eventos e se mantém até hoje, será coordenada por Leonardo Nascimento, da CCONF-STN (GA/CFC), com a moderação do prefeito Marcos Bilancieri (CRCSP) e com especialistas, que atualizarão e contarão os passos do futuro da Contabilidade e das Finanças Públicas. No painel  estarão Cláudia Magalhães (Área Fiscal-STN) Renato Pucci (GA/CFC - STN), Jorge Carvalho (GA/CFC - TCMSP) e o professor Ricardo Rocha de Azevedo (GA/CFC - FACIC/UFU). O painel será denominado de Tópicos Contemporâneos e Futuros em Contabilidade e Finanças Públicas.


Veja aqui detalhes da participação da CCONF-STN


    Temas ligados ao controle e à tributação federal serão expostos pela própria Receita Federal do Brasil no dia 29/7, que abordará questões ligadas à relação dos municípios com a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFSe, o Imposto Territorial Rural-ITR, Redesim e Simples Nacional.


Veja aqui detalhes da participação da Receita Federal do Brasil


Dois Tribunais estarão representados no dia 30/7, o da União (TCU), com o ministro Augusto Nardes, que falará, entre outros assuntos sobre Governança, e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), com o seu Secretário-Diretor Geral, Dr. Sérgio Rossi, que demonstrará as mudanças no perfil administrativo tributário causado pelos decretos de calamidade pública. Nesse mesmo dia,  a Chefe Técnica da Fiscalização da Divisão AUDESP, Márcia Hirata, explicará como o município pode melhorar o seu Índice de Efetividade da sua gestão, o IEG-M, abordando a influência das partes fiscal o orçamentária do índice. Posteriormente, o Diretor do Departamento de Tecnologia do TCESP, Fábio Xavier, falará sobre alguns pontos do i-gov, como o Plano Diretor de Tecnologia e Informação.

O evento será fechado no dia 31/7 com o painel que, carinhosamente, estamos chamando de Quinto Dia, onde outros atores, coordenados pelo professor Paulo Galvão, farão um balanço dos quatro dias anteriores, principalmente respondendo questões levantadas e não abordadas no dia específico. 

Como ocorre tradicionalmente durante o evento, haverá um Encontro Estadual de Titulares de Finanças Municipais, que este ano será coordenado pelo Consórcio de Municípios do Grande ABC no dia 24/7, será 19.a versão.

O evento tem a parceria histórica da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Ribeirão Preto, do Conselho Regional de Contabilidade de SP,  e da Universidade Estácio, além de inúmeros consórcios e entidades municipalistas.

Já há quase 60 dias os organizadores estudam as melhores ferramentas para uma transmissão segura, inclusive com link dedicado, para se evitar as normas quedas nesse tipo de serviço, e terá o Youtube, em canal exclusivo e fechado às perguntas, para acesso do público. As questões levantadas serão feitas em aplicativo próprio e editadas para sua apresentação.


As inscrições estão abertas em www.sgesp.com.br.


Serviço
Palestras/cursos digitais - sempre das 9 às 12 h do dia


21/7 - Lançamento do SGESP - debate autoridades (1) - tema - E agora Brasil?

(Cada participante amplia a pergunta para a sua opinião do que o Brasil tem que fazer para alavancar pós pandemia, principalmente nas áreas que envolvem tributação)


22/7 - Alternativas à Reforma Tributária (2) - Tributarista Alberto Macedo e Taís Hadassah (moderação) Confirmado (s) José Roberto Afonso


23/7 - Contabilidade Pública - Tópicos Contemporâneos e Futuros em Contabilidade e Finanças Públicas (3) - CCONF-STN - Coordenação Leonardo Nascimento e moderação de Marcos Bilancieri (CRC). Debatedores: Renato Pucci e Cláudia Magalhães de Souza, ambos da STN, e os professores Jorge Carvalho (TCMSP e Ricardo Rocha Azevedo (FACIC/UFU).



29/7 - A Cooperação e a Integração da RFB com os Municípios: um mecanismo de otimização da arrecadação e da gestão tributária (4) - NFSe - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica por Altemir Linhares de Melo, com o apoio de Valtair Soares Ferreira, ITR - Convênios e Fiscalização por Sizenando Ferreira de Oliveira - Simples Nacional por Fernando Soriano Lousada e Redesim por Carlos Nacif


30/7 - A governança e a efetividade na gestão - mudanças no perfil administrativo dos municípios (5) - Debatedores (das 9 às 10h) Ministro Augusto Nardes (TCU) - Tribunal de Contas Márcia Hirata - Fábio Xavier - Sérgio Rossi.


31/7 - Epílogo do SGESP - Especialistas debatem sobre os temas abordados (6) - Coordenação Paulo Roberto Galvão.



Evento paralelo


24/7 - 19.o Encontro de Titulares de Finanças Municipais - promoção ASSEFIN, este ano realizado pelo Consórcio dos Municipios do Grande ABC



    -----(*)------

Serviço
9.o SGESP - Digital - Palestras -  Dias 21, 22 e 23 - 29, 30 e 31 de julho de 2020
Seminário de Gestão Pública Fazendária 
Transmissão digital - peça o link
Inscrições pelo www.sgesp.com.br



Sugestão - para utilização dessa matéria sugerimos que copie e cole, e, no antepenúltimo parágrafo, onde tem "O evento tem a parceria histórica da ASSEFIN", agregue suas informações falas, ficando bem à vontade. Apoio pode ser obtido pelo e-mails assefinsp@gmail.com ou pelo WhatsApp 16 9 9991 4000.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.