Pular para o conteúdo principal

Orçamento, transparência e planejamento: próximo Café da Manhã (27-4 9h)

        A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, programou mais um Café da Manhã Virtual & Conteúdo para o dia 27 de abril, às 9 horas da manhã.  Mais uma vez professores ligados à gestão pública fazendária foram convidados, prometendo uma excelente manhã para aprimorar conhecimentos.
        O foco do evento será destinado ao Orçamento Público, seus créditos, transparência de dados e a necessidade de um planejamento a longo prazo para se obter uma visão de longo prazo das políticas públicas.    
        Nós todos sabemos, principalmente quem realiza trimestralmente a audiência pública para análise das contas da Prefeitura na Câmara Municipal, que ela pode se tornar algo rotineiro, apenas algumas cidades conseguem motivar a participação efetiva da população, isso acontece principalmente onde a imprensa é ativa, mas, ainda assim, pode se tornar uma rotina, causando uma improdutividade. 


        Sobre esse assunto, Transparência das Contas Públicas, convidamos o professor Odilon GuedesEconomista,Vice-Presidente do CORECON-SP, Professor de Economia no Setor Público, falando onde com a ASSEFIN disse que muitas lideranças, seja de empresários ou de trabalhadores, desconhecem a importância do orçamento público para a sociedade brasileira.
            O economista entende que esse engajamento ajudaria no planejamento das cidades, "todas as obras e gastos e as receitas, que são compostas de tributos, na sua maioria estão no orçamento", ele acha que, se a população realmente se envolvesse nos planos de investimentos a longo prazo dos municípios.         
            "O processo de planejamento do orçamento, seja de médio ou longo prazo - mencionando o PPA e a LDO - é fundamental para a boa política pública", completa Odilon. 
        Nesse sentido a professora Débora Tristão, da equipe da AUDESP, disse que, o Tribunal de Contas de São Paulo tem aconselhado aos municípios para que façam um planejamento adequado a sua realidade, tanto no longo prazo, quanto no médio e curto prazo.
        "O que vemos, explica Débora,  é que coisas simples, como entregar um balancete com dados consistentes, é colocada de lado por alguns municípios, que necessitam de uma melhora na qualidade da informação contábil, já que todas as informações referentes ao planejamento e da sua execução estão dentro da contabilidade". "Resumindo, complemente a professora, não basta apenas planejar, é necessário também que o registro da informação seja confiável, assim como garantir a execução do que foi planejado", conclui.
        Já o professor Paulo Feijó disse que "para executar precisa entender, em dezenas de cursos que fazemos, ou em contato com equipes de servidores, sentimos que há uma certa excelência, mas também, por vezes, uma falha intrínseca de formação". É nesse sentido que, em todas oportunidades que nos são dadas buscamos a formação do contador, do técnico e dos executores".  
        Paulo Feijó falará no Café da Manhã sobre "Entendendo Créditos Orçamentários” e seus desdobramentos.
        Já Dreone Mendes, que é contador de Luzerna-Sc, palestrante titular do Conselho Regional de Contabilidade daquele estado, sendo também um dos multiplicadores do CCONF da STN, será o moderador.
        Ele disse ontem que, aproveitando o fato de ser o único que trabalha diretamente na execução do orçamento entre os palestrantes, "trazer os problemas que encontramos no cotidiano, e onde a melhoria das leis poderiam ajudar para os profissionais dessa área, que, nem sempre, são muitos.

CORECON-SP

        A ASSEFIN-SP e Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo estão encaminhando uma parceria inédita entre as duas entidades. 

Pedro Afonso Gomes, presidente do CORECON
        Pedro Afonso Gomes, presidente do CORECON de São Paulo, disse que o projeto de parceria da ASSEFIN cumpre uma de suas metas atuais, "vamos promover capacitações conjuntas, como esta do dia 27/4, isso vai fazer que o economista possa se preparar ainda mais, e isso colaborará para uma maior inserção dele nesse mercado", completando com a menção a dois bons exemplos de economistas no setor público, o de Adriano Leocádio e Odilson Júnior, secretários de finanças de Santos e São José dos Campos, respectivamente. 

Os secretários economistas Adriano (Santos) e Odilson (SJC) ladeando a Renata Bravo, vice prefeita de Santos
        O presidente da ASSEFIN, Adriano Luiz Leocádio, Secretário de Finanças de Santos, disse ontem que "existe um sem números de economistas no serviço público, posso mencionar o meu caso, e o Odilson Júnior, Secretário em São José dos Campos, entre outros, entendemos que esse projeto com o CORECON-SP pode ajudar na capacitação desses e de outros que podem e devem entrar na carreira pública.

Serviço

Para participar gratuitamente:

1. se já for cadastrado no portal da ASSEFIN - entre com seu email e senha

2. se não for, cadastre-se em www.assefinsp.com.br

3. depois entre como no item 1 (um)

4. nos dois casos a inscrição será em Inscrições Eventos

5. o link de Youtube estará na sua ficha de inscrição, dentro do site da ASSEFIN 

Qualquer dúvida tire aqui:    faleconosco@assefinsp.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.