Pular para o conteúdo principal

Tributaristas falam sobre Processo Administrativo Fiscal em evento da ASSEFIN em Santos

         Cinco especialistas em Processo Administrativo Fiscal estiveram em Santos (15/3) palestrando no 21.o Encontro de Dirigentes de Finanças promovido pela ASSEFIN.

        As palestras, no período da manhã, seguido de um almoço, por adesão, e dois eventos no período da tarde completaram as atividades do Encontro, à tarde houve a reunião dos secretários na sala Princesa Izabel e servidores participaram de uma Oficina sobre o assunto no auditório da Prefeitura.

        De forma proposital associação convidou especialistas em julgamento de todos os entes da Federação, nos âmbitos municipal, estadual e da União, além de outros estudiosos do contencioso fiscal, principalmente o CARF que, estima-se, tem 1 trilhão de reais parados, ou esperando julgamento, ou a definição para o voto de qualidade, daquele órgão.

Adriano Leocadio foi o moderador

        As palestras foram moderadas pelo presidente da ASSEFIN - Adriano Luiz Leocádio, recém reeleito na associação para o mandato da entidade que vai até 31 de março de 2025, ele é o Secretário de Finanças da cidade de Santos.

Danilo Amaral - CART-BH

        Pelos municípios,  falou Danilo Amaral, Presidente do Conselho Administrativo de Recursos Tributários do Município de Belo Horizonte,   CART-BH.  Discorreu sobre a evolução do órgão,  sua imparcialidade e o que ainda pode avançar.  Comparou a estrutura orgânica do CART-BH com as se outros conselhos e ponderou que a fiscalização de grandes contribuintes demanda, quando instaurado o contencioso,  julgamento célere e com qualidade técnica.. 

José Eduardo Saran - TIT/SP

        No âmbito estadual, explicando as funcionalidades do TIT - Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de SP, palestrou o advogado José Eduardo Saran, ela já foi juíz do órgão e Delegado Regional da Fazenda em algumas cidades. Assim como Danilo contou um pouco da história do Tribunal de Belo Horizonte, Saram contou em partes a do TIT/SP. Mostrou também dados do Tribunal, ressaltando a sua importância.

Fernando Montanari - DRJ-SP

        Fernando Montanari, que auditor da Receita Federal do Brasil e Delegado da Delegacia Regional de São Paulo, que, além de São Paulo, inclui as regionais de Campinas e Ribeirão Preto. Montanari também relembrou parte da história do órgão, e informou que as DRJ estão passando por modificações profundas, separando os grandes processos dos de pequeno valor, estes poderão ser julgados de forma monocrática (uma pessoa) e não de forma colegiada (cinco pessoas).

Ricardo Silveira - AFRF - RFB

        Para que os presentes tivessem uma perfeita visão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Economia, o CARF, a ASSEFIN trouxe um especialista, Ricardo Silveira, que também é auditor da Receita Federal em Santa Catarina, ele demonstrou, de forma clara, que, transferir o ganho de causa no julgamento para os contribuintes, cria um direito totalmente inconstitucional e coloca em risco o valor aqui já mencionado, ou seja R$ 1 trilhão de reais. Explica que perderão também os estados e os municípios, na extração desse valor no FPM - Fundo de Participação dos Municípios, sendo os únicos ganhadores desse valor alguns poucos grandes contribuintes, que sonegaram impostos.

Ricardo Almeida - ABRASF

        As palestras foram fechadas pelo Dr. Ricardo Almeida, que foi a Santos representando a ABRASF - Associação dos Secretários de Finanças das Capitais brasileiras. Ele acrescentou fatos, números e questões de direito à fala de Ricardo Silveira sobre o CARF, mas também trouxe a preocupação com a forma como está sendo conduzida a Reforma Tributária no Brasil. Listou alguns dos inúmeros problemas que poderão atingir os municípios com a transferência do seu principal tributo, o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para a União ou para os Estados.

        Destaca que, além das perdas, haverá majoração de impostos para alguns setores, explicando que, abandonando a forma simples de tributar, o Brasil conviverá com 3 tipos de tributação nos próximos 10 anos, atribuindo a isto um enorme retrocesso.

Adriano Leocadio - presidente da ASSEFIN

        O presidente da ASSEFIN, Adriano Leocádio, na conclusão do evento, disse que foi muito bom conhecer as sistemáticas de tributação dos diversos entes, principalmente no seu contencioso. Reforçou as afirmações, tanto de Ricardo Silveira, como de Ricardo Almeida, que o Brasil não pode perder tanta arrecadação, transferindo-as para empresas sonegadoras.

        Referindo-se à Reforma Tributária, disse que os municípios brasileiros não vão admitir a perda de seu principal tributo, o ISS, e que a ASSEFIN lutará muito por isto.

Os eventos em Santos

21.o Encontro de Dirigentes Fazendários

Período da Manhã

Palestras sobre contencioso em todos os entes da federação - aqui

Seguido de almoço

Período da Tarde

Reunião dos Secretários de Finanças - Posse da nova diretoria da ASSEFIN -> aqui
Oficina (curso) para servidores ligados ao contencioso municipal -> aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USP Ribeirão reúne STN e TCESP para discutir questões contemporâneas da contabilidade pública

            O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP/RP, através de seu projeto Diálogos com a Comunidade, vai reunir acadêmicos e servidores ligados à contabilidade pública, para um debate sobre     Mudanças em andamento da área de contabilidade pública – desafios e oportunidades. Evento que conta com o apoio e participação da ASSEFIN .            O evento está marcado para o dia 20/6, terça próxima, às 19h15, deve ter uma hora e meia de duração, e será realizado no anfiteatro  Dr. Ivo Torres da FEA-RP no campus da USP de Ribeirão Preto.          O painel, precedido de palestras, terá a direção e moderação do professor doutor Ricardo Rocha de Azevedo , da FEA/USP e contará com  os palestrantes   Alex Fabiane Teixeira , Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF/STN) e Coordenador Operacional do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP/CFC), e   Denis Cássio Gabriel , auditor de controle extern

Orçamento, transparência e planejamento: próximo Café da Manhã (27-4 9h)

        A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, programou mais um Café da Manhã Virtual & Conteúdo para o dia 27 de abril, às 9 horas da manhã .  Mais uma vez professores ligados à gestão pública fazendária foram convidados, prometendo uma excelente manhã para aprimorar conhecimentos.           O foco do evento será destinado ao Orçamento Público, seus créditos, transparência de dados e a necessidade de um planejamento a longo prazo para se obter uma visão de longo prazo das políticas públicas.                Nós todos sabemos, principalmente quem realiza trimestralmente a audiência pública para análise das contas da Prefeitura na Câmara Municipal, que ela pode se tornar algo rotineiro, apenas algumas cidades conseguem motivar a participação efetiva da população , isso acontece principalmente onde a imprensa é ativa, mas, ainda assim, pode se tornar uma rotina, causando uma improdutividade.            Sobre esse assunto, Transparência das Co

11o SGESP - 21/7 - RFB - Intercâmbio com os municípios

O Controle da Tributação Federal  Compartilhada com os Municípios A RFB desenvolve programas que integram o controle do imposto nacional. O SGESP mostrará como os municípios têm um papel importante na modernização e gerenciamento dessa atividade. Moderador Adriano Pereira Subirá Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal      Auditor Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desde 1997      Doutorando em administração pública na Universidade de Lisboa      Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha      Consultor externo do FMI Para assistir no Youtube   Painel 1   (1) Convênios do ITR entre o Município e a União (Sizenando) (2) Convênios de Cooperação Técnica e de Compartilhamento da Escrituração Contábil Digital no SPED (Thays) Início – 9h05 Término – 9h35 Perguntas até 9h45 Sizenando Ferreira de Oliveira Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – AFRFB           Graduação em Engenharia Civil – pela Universidade de Uber