Pular para o conteúdo principal

Presidente da ASSEFIN lança Câmara Tributária no Congresso da ANAFISCO

         O presidente da ASSEFIN, Adriano Luiz Leocádio, participou hoje da abertura do I Congresso Nacional da ANAFISCO, ele integrou o painel "As receitas para atender aos desafios das políticas públicas municipais. O quadro, que foi moderado pelo auditor Alberto Macedo, teve também a participação dos secretários Guilherme Bueno, da Fazenda Municipal de SP, e Jeferson Passo, da Fazenda de Aracaju-SE, que é também presidente da ABRASF.

Adriano Luiz Leocádio - presidente ASSEFIN

        A fala dos 3 secretários se concentrou na questão da dificuldade da gestão pública pós a Constituição de 1988, que deu autonomia para os municípios, sempre agregando despesas ao erário municipal, sem solução para a origem das receitas que financiarão esses gastos. Guilherme, da Fazenda da cidade de São Paulo, nesse escopo, fez um boa apresentação do comportamento dos tributos municipais na Capital paulista.

        O presidente da ABRASF, Jeferson Passos (foto falando abaixo), exaltou a necessidade dos responsáveis das finanças dos municípios entenderem as dificuldades de seus locais, equalizando as despesas, sem aumento de receitas, "temos que ter uma percepção do todo na administração municipal, sempre olhando para a população", ressaltando que o atual federalismo prestigia as cidades com a autonomia, tem um rol de obrigações crescentes, mas raramente acompanhado de soluções para as receitas cobrirem esses gastos. Cita que Aracaju, onde é Secretário da Fazenda, pela primeira vez começa a financiar em parte o transporte público, "isso nunca aconteceu e, se não fizemos, para tudo, é péssimo para a economia local'. 

Adriano - Macedo e Jeferson acima, Guilherme Bueno completa a mesa abaixo

        Adriano Leocádio, presidente da ASSEFIN, que foi representando a cidade de Santos, onde é Secretário de Finanças, também se apoiou em uma apresentação demonstrando algumas performances das finanças santistas na linha de seus antecessores.

        "Se reunirmos 500 municípios neste plenários, ouviremos as mesmas dificuldades", relata Adriano, "na ASSEFIN temos muitas cidades grandes, sedes de regiões metropolitanas, mas também temos 277 municípios com menos de 10 mil habitantes, as dificuldades são as mesmas, apenas proporcionais", explica o Secretário de Santos.

        Dentre os problemas comuns dos municípios Leocádio destaca o ponto de convergência: "cada vez mais o Estado e a Federação transferem as suas responsabilidades para os municípios, caso da segurança pública, com as guardas municipais sobrepondo serviços, transporte público, como já dito,  e todo o gasto com saúde e a maior parte do custo da educação". E continua: "as despesas são fixas e aumentam, as receitas temos que correr atrás". Adriano dá também destaque para o que ele chama de despesa gigantesca:  "a coleta de lixo, certamente o maior problema ambiental do Brasil, outro problema que é unicamente dos municípios".  

        O secretário fez também uma ótima defesa dos servidores, "temos que ter equipe em quantidade suficiente, treinados, mas também com o esforço reconhecido, através de uma boa remuneração".  

        Câmara Tributária

        O presidente da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, aproveitou a oportunidade que teve na sua apresentação no Congresso da ANAFISCO para lançar a Câmara Tributária da entidade.

        "Até a semana que vem estaremos apresentando o modelo que terá essa Câmara, que funcionará como um verdadeiro fórum para discussões tributárias, como é o caso das Reformas tão divulgadas, até o próprio Código Tributário Municipal sempre estará em pauta", conclui Adriano, que convidou a ANAFISCO para ser uma parceira desse modelo de estudo e serviço.  Ele explica que a Câmara funcionará com servidores municipais ligados à área de tributação. 

        Congresso da ANAFISCO

        Congresso continuou hoje e tem, para amanhã os seguintes painéis:

Painel 1 - 9h45
Painel 2 - 14h00

Painel 3 - 16 horas
Encerramento - 17h30

    

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

USP Ribeirão reúne STN e TCESP para discutir questões contemporâneas da contabilidade pública

            O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP/RP, através de seu projeto Diálogos com a Comunidade, vai reunir acadêmicos e servidores ligados à contabilidade pública, para um debate sobre     Mudanças em andamento da área de contabilidade pública – desafios e oportunidades. Evento que conta com o apoio e participação da ASSEFIN .            O evento está marcado para o dia 20/6, terça próxima, às 19h15, deve ter uma hora e meia de duração, e será realizado no anfiteatro  Dr. Ivo Torres da FEA-RP no campus da USP de Ribeirão Preto.          O painel, precedido de palestras, terá a direção e moderação do professor doutor Ricardo Rocha de Azevedo , da FEA/USP e contará com  os palestrantes   Alex Fabiane Teixeira , Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF/STN) e Coordenador Operacional do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP/CFC), e   Denis Cássio Gabriel , auditor de controle extern

Orçamento, transparência e planejamento: próximo Café da Manhã (27-4 9h)

        A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, programou mais um Café da Manhã Virtual & Conteúdo para o dia 27 de abril, às 9 horas da manhã .  Mais uma vez professores ligados à gestão pública fazendária foram convidados, prometendo uma excelente manhã para aprimorar conhecimentos.           O foco do evento será destinado ao Orçamento Público, seus créditos, transparência de dados e a necessidade de um planejamento a longo prazo para se obter uma visão de longo prazo das políticas públicas.                Nós todos sabemos, principalmente quem realiza trimestralmente a audiência pública para análise das contas da Prefeitura na Câmara Municipal, que ela pode se tornar algo rotineiro, apenas algumas cidades conseguem motivar a participação efetiva da população , isso acontece principalmente onde a imprensa é ativa, mas, ainda assim, pode se tornar uma rotina, causando uma improdutividade.            Sobre esse assunto, Transparência das Co

11o SGESP - 21/7 - RFB - Intercâmbio com os municípios

O Controle da Tributação Federal  Compartilhada com os Municípios A RFB desenvolve programas que integram o controle do imposto nacional. O SGESP mostrará como os municípios têm um papel importante na modernização e gerenciamento dessa atividade. Moderador Adriano Pereira Subirá Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal      Auditor Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desde 1997      Doutorando em administração pública na Universidade de Lisboa      Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha      Consultor externo do FMI Para assistir no Youtube   Painel 1   (1) Convênios do ITR entre o Município e a União (Sizenando) (2) Convênios de Cooperação Técnica e de Compartilhamento da Escrituração Contábil Digital no SPED (Thays) Início – 9h05 Término – 9h35 Perguntas até 9h45 Sizenando Ferreira de Oliveira Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – AFRFB           Graduação em Engenharia Civil – pela Universidade de Uber