Pular para o conteúdo principal

A reforma tributária que precisamos

Artigo de Adriano Luiz Leocadio, Secretário de Finanças
de Santos e presidente da ASSEFIN-SP - publicado na coluna 
Tribuna Livre do jornal A Tribuna de Santos do dia 11-4-22

        Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição da reforma tributária, denominada PEC 110, que tem como objetivo extinguir tributos e criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS). 

        Se por um lado existe a estimativa de aumento do PIB em 0,5%, por outro, há a criação do maior imposto de valor agregado do mundo - mais de 30% entre a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e IBS.

        A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP) é contrária a essa proposta e convoca parlamentares, gestores públicos municipais e prefeitos a se unirem contra a PEC 110, pela nocividade que ela representa, principalmente aos municípios paulistas, ocasionando, a médio e longo prazo, impactos orçamentários, financeiros e gerenciais negativos aos poucos municípios brasileiros que, por competência política e gerencial, possuem consistentes receitas próprias. 

        Afronta, ainda, claramente, a cláusula pétrea do pacto federativo, uma vez que tira a competência constitucional e a autonomia na gestão da receita e fiscalização da maior fonte crescente de arrecadação própria dos municípios, o ISS.

        Não há estudos que demonstrem que a PEC 110 resolverá o problema do crescimento econômico e da complexidade tributária brasileira. Mas é nítido que será prejudicial aos municípios, principalmente para aqueles com mais de 80 mil habitantes, que é onde está concentrada mais de 60% da população.

        Para a Assefin-SP, cuja representatividade e influência são reconhecidas em todo o território nacional, não há dúvidas de que a sociedade anseia por uma reforma no sistema tributário brasileiro, principalmente, a sua simplificação, neutralidade, equidade e transparência, sem, contudo, provocar aumento na carga tributária.

        A tributação brasileira precisa ser simplificada e os custos reduzidos, tanto que apoiamos o movimento do Simplifica Já (Emenda 223 à PEC 110), para torná-la mais enxuta e infraconstitucional, como deve ser, e que já conta o apoio da Abrasf, FNP, Assefin, Anafisco, Sinafresp, Cebrasse, ABAT, Sescon-SP, UVB e Consórcio do Grande ABC, entre outros.

        É incabível para as cidades dependerem de repasses, subordinados a um comitê gestor nacional, voltando à condição de refém de específicas sistemáticas e, por que não, de contingenciamentos, a fim de equilibrar eventuais novos déficits nas receitas públicas.

        Para nós, a reforma tributária deve respeitar o pacto federativo, simplificar a estrutura jurídica, elevar a competitividade das empresas e, sobretudo, garantir que os municípios não percam suas receitas.

        Os municípios brasileiros demandam por uma discussão profunda acerca do Pacto Federativo, pois é urgente rediscutir a distribuição dos recursos públicos que engessam os Orçamentos Municipais criando uma relação de dependência entre os entes federados que contraria a autonomia prevista na Carta Magna.  

        A todos os gestores públicos municipais, parlamentares e prefeitos, deixo explícita a posição da Assefin-SP e, mais uma vez, os convido a se juntarem a nós na luta em defesa dos municípios paulistas e contra a PEC 110.

(matéria publicada na Tribuna Livre, no Jornal Tribuna de Santos, no dia 11-4-22)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.