Pular para o conteúdo principal

Receita Federal apresenta múltiplos sistemas amanhã (22) no SGESP

         Com múltiplos sistemas que envolvem os municípios, principalmente na área fiscal, a Receita Federal do Brasil destacou seus auditores e analistas para apresentar o painel do dia 22/7 no SGESP, é o terceiro dia do Seminário.        

        Os temas de amanhã e seus respectivos apresentadores são: Conformidade Cooperativa, e a experiência da Receita Federal com a Conformidade Tributária (Flávio Vilela Campos); Cadastro Imobiliário Brasileiro-CIB (José Renato Alves Gomes); SISOBRAPREF e outros assuntos relativos a obras (Marcos Jonck) e as Obrigações Tributárias dos Municípios para com a Receita Federal (Vânio Stang Buss).

        Todos os temas serão apresentados por Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, com a moderação de Adriano Pereira Subirá (1), os currículos podem ser vistos no site e no blog do SGESP que postamos abaixo.

        O primeiro tema, a Conformidade Cooperativa, e a experiência da Receita Federal com a Conformidade Tributária, terá a exposição de Flávio Vilela Campos (2), demonstrará diversas experiências da RFB para o fomento da conformidade tributária, com o incremento na captação, tratamento e transparência de informações, demonstradas em diversas iniciativas, como recentemente a malha da pessoa jurídica, o programa de apoio à conformidade tributária e a comunicação ativa com a classe contábil.

        Flávio disse ontem que, a conformidade tributária, apresenta "ações de orientação, facilitação e simplificação aos contribuintes, prestando assistência para o cumprimento voluntário". Nesse ambiente, explica, "a construção da nota fiscal  eletrônica padronizada e integrada, em ambiente nacional, proporcionará melhora no ambiente de negócios e base de dados para ação dos municípios, estados e União."

        Ele demonstrará também o CONFIA - um processo de confiança e governança corporativa tributária e governança corporativa tributária.

        Em seguida José Renato Alves Gomes (3) explicará como funciona o Cadastro Imobiliário Brasileiro-CIB, que é parte integrante do Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter) e agregará informações cadastrais das unidades imobiliárias rurais e urbanas, públicas ou privadas, inscritas nos respectivos cadastros de origem: CNIR/Incra, no caso dos imóveis rurais, e prefeituras em relação aos imóveis urbanos. 

        Segundo o expositor esse sistema da Receita permitirá, principalmente aos municípios pequenos, utilizar um sistema nacional de cadastro de imóveis georreferenciados da Receita Federal, sem custo, ele facilitará a abertura de novas escolas, ações de combate a endemias, iluminação pública nas áreas dos limites do município, entre outros serviços. "O que hoje é impossível tendo em vista o custo se for feito por cada um", explica José Renato.

        Também na área de imóveis, Marcos Jonck (4) apresentará o SISOBRAPREF Web, um sistema desenvolvido pela Receita Federal por meio do qual as prefeituras precisarão informar os alvarás e habite-se por elas emitidos, bem como a declaração sem movimento. Marcos explicou que apresentará "orientações sobre acesso e prestação da informação, bem como sobre os prazos para tal, e também a atividade de acompanhamento das informações pelas prefeituras pela Equipe Nacional de Cobrança de Obras".

        Concluindo o programa Vânio Stang Buss (5), explicará as Obrigações Tributárias dos Municípios para com a Receita Federal, as formas para se evitar Retenções no FPM, Bloqueio do FPM, Certidões,  infrações penais e administrativas, caso do parcelamento, por exemplo. Vânio disse que "será uma oportunidade dos municípios conhecerem como funcionarão as equipes especializadas de acompanhamento dos órgãos públicos para o relacionamento e atendimento aos municípios".

Contabilidade Pública

        Hoje (21) a parte de conteúdo temático foi aberta no 10.o SGESP com a Contabilidade Pública - veja como assistir no link no rodapé da página, a equipe da área na Secretaria do Tesouro Nacional não só fez um balanço do estágio atual do serviço, como também fez diversas projeções de novidades a serem implantadas e das expectativas da evolução dessa convergência.

     A transmissão hoje foi assistida por 2.063 pessoas (cerca de 500 pelo CRC de SP).Até hoje (20/7) 1.913 pessoas de mais de 400 cidades estão inscritas para receberem o certificado do evento, todos os dias haverá um link de presença em forma de QR Code na transmissão, o CRC está pontuando todos os dias na educação continuada.



Ficha Técnica:

Inscrição e site para demais informações dos dias aqui

Pontuação Norma EPC CRC-SP    

Programa do dia 22/7 - Receita Federal do Brasil 

Para assistir ao programa do dia 22/7 - Youtube

Para assistir ao programa do dia 22/7 - Facebook

Temas já apresentados:

Para assistir a abertura do dia 20/7 - Youtube

Para assistir ao programa do dia 21/7 - Youtube

Para assistir ao programa do dia 21/7 - Facebook

Repercussões

Frente Nacional de Prefeito --> FNP

Confederação Nacional de Municípios --> CNM

Conselho Regional de Contabilidade --> CRCSP

Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal  --> COMSEFAZ

União de Vereadores do Estado de SP --> UVESP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.