Pular para o conteúdo principal

Contador, o cérebro da administração - Parabéns pelo Dia do Contabilista

        

        Fomos dar uma passeada pela história, sendo contador desde 1968, ou seja há mais de 50 anos,  e não tem nada que nos encante mais do que as partidas dobradas. Depois vem todo o resto da ciência contábil, em minhas aulas sempre falei - "como algo aritmético que é lançado 'dos dois lados' pode dar diferença no fim?" rss. É inconcebível! O criador dessa técnica é Luca Pacioli, um frade franciscano, bom em matemática e italiano de nascimento (1445-1517-Veneza).

        Ou seja, o método contábil utilizado até hoje é mais velho que o Brasil, depois instituiu-se 25 de abril como o Dia da Contabilidade e, 22 de setembro Dia do Contador: esse é o nosso assunto de hoje.

         Uma vez procuramos um amigo, dono de escritório de contabilidade, com a sugestão de montarmos um curso de contabilidade gratuito, os formandos seriam os instrutores futuros, ideia que deu muito certo em outros países, ciências e universidades. Estarrecido ouvi: "Deixa disso Nalini, com os novos programas para computadores não precisa aprender contabilidade!". Está perdoado, já deve ter mudado de opinião.

        Isso nos faz lembrar também de uma grande empresa, mais do que bilionária, quando ela montou um CPD - Centro de Processamento de Dados, teve que reduzir o quadro de funcionários administrativos, já que muitos serviços estavam duplicados. Seria a máquina substituindo o ser humano, mas a ação de modernização, entre outras, permitiu que ela crescesse muito e hoje deve ter, mais ou menos, 10 mil vezes mais funcionários para cada um demitido à época.

        Reduzir o contador apenas ao controle dos números, é ignorar a sua importância na interpretação dos resultados e formação de ideias,  não oferecer a eles a chance de se capacitar, causa um risco fácil de prever. Tem Estado no Brasil que não consegue conciliar suas contas bancárias. O quê? Tem Estado que, em um operação financeira, lança uma coisa e o banco lança outra? Tem! Nesse caso a solução é, primeiro, investir em pessoas, ampliar o quadro com esses profissionais, etc., daí sim, melhorar o ambiente de trabalho e a tecnologia. No exemplo, se não controla nem o banco, imagina o resto.

        No cotidiano nos deparamos com as seguintes situações:  Preciso abrir uma empresa, qual será o melhor formato dela?  Nossa, apareceu um imóvel no inventário que nunca declaramos, e agora? Esse ano gastei mais do que ganhei... hum... Estou pagando 'muito' imposto, preciso 'economizar', aff. Vou fazer uma grande aquisição, que envolve a família toda e também a nossa empresa..  Quem procuramos? Parei a lista porque não tem fim.

        Os profissionais da saúde, falo de médicos, não tem tempo para nada, estão quebrando a cabeça para salvar nossas vidas, quem é o salva-guarda para suas contas e controles? As verbas para financiar a pandemia vieram de três formas, como foi controlado isto? A verba deste ano pode ser utilizada no ano que vem? Mudou a forma de calcular o Fundo de Ensino... 

        A figura do contador é o da pessoa quieta, a que 'mais trabalha', e já se acostumou, quando tiver fechando o mês, ou as contas do ano anterior, os dados do outro exercício financeiro já estão se acumulando em lançamentos e decisões. 

        Uma vez uma contadora, que assumiu uma secretaria de finanças, disse para seus colegas em uma reunião de planejamento, "gente, como vocês arrumam tempo para 'isso'", ela queria dizer reunir, trocar informações, etc.  Foi dito a ela, "não é sobra de tempo... você é que trabalha demais", todos riram com a inusitada brincadeira, mas tem filosofia aí.  

        É alarmante, um sem número de prefeituras do país não tem a figura do contador efetivo, concursado ou estatutário, fiam-se nas boas consultorias espalhadas pelo Brasil, mas outras nem boas assim, tem que torcer para elas não pegarem muitos serviços ou pior, desaparecerem. É bom avisar ao prefeito que os números que produzirão as suas contas, passíveis de julgamento futuro, são produzidos pelos contadores. 

        Conclusão - se o administrador não contrata profissionais qualificados, ou se tem não oferece condição e tempo para ele, se também não o convoca com insistência, para ajudar a 'pensar', abdica de uma boa administração, não tem ninguém que tenha tanta visão global dos números de uma entidade!         Lembramos que TODOS os sistemas de controles, seja dos tribunais, os internos, ou os da federação, utilizam-se das informações contábeis. Inclusive para imputar erros graves. Na iniciativa privada temos o fisco, que fica sem comentários, declare errado para ver.

        Uma contadora pública nos contou que, tempos atrás, avisou aos administradores que se gastassem mais um real com os órgãos de imprensa , divulgando programas, o prefeito candidato à reeleição correria o risco de se tornar inelegível, há limites para isso, bingo! Nas eleições, feita a denúncia, pela oposição, as contas foram parar na Justiça, que as enviou para o Tribunal de Contas daquele Estado, e que, depois de auditadas, por pouco, muito pouco, o erro não se materializou. O fato não está em livros.

    Desta forma, partindo de um contador, que se autodenomina economista, mas que nunca deixou de ser um contador, quero enviar um enorme abraço para os profissionais dessa área e as demais correlatas.

    Parabéns colegas contadores, o reconhecimento é implícito, mas vamos esperar que ele se materialize!

Francisco Sérgio Nalini
Secretário-Executivo da ASSEFIN-SP

Em Tempo: 

1. O presidente da ASSEFIN, Adriano Luiz Leocadio envia um grande abraço aos profissionais da contabilidade pelo seu dia, "principalmente aos do serviço público", comemora ele.

2. Nas fotos acima, faltou o crédito ao meu primeiro chefe da área, Amadeu Brigagão do Couto, dos Calçados Sândalo, trabalhei com ele logo depois de formado, em 1969, já cursava economia na FACEAF, o que alavancou a minha carreira. 

3 - Cadastre-se no Grupo de Gestão e Contabilidade da ASSEFIN - aqui

4 - Em quais as datas são comemorados os dias ligados à contabilidade - aqui

5 - Gentileza da amiga Diana Lima

- 22/09 - Dia do Contador

- 12/01 - Dia do Empresário Contábil

- 25/04 - Dia da Contabilidade…do Contabilista

- 20/11 - Dia do Técnico em Contabilidade



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.