Pular para o conteúdo principal

Contadores de entidades públicas serão reunidos em grupo na ASSEFIN



            Em pesquisa realizada, 84 servidores já registraram a intenção de participar (70) ou colaborar (14) com Grupo ASSEFIN-CASP, que pretende ter a função de discutir e apresentar soluções no âmbito da contabilidade aplicada ao setor público. A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP vai reuni-los virtualmente no dia 17/9, às 17 horas, quando estarão presentes em apoio autoridades da área. 

            Dos pesquisados, 7 são de 6 outros estados, que poderão participar como convidados, mas um dos objetivos da entidade já foi alcançado, profissionais de 55 cidades do Estado de SP já declaram sua intenção de participar do GA-CASP.

Mais de 50% são contadores de prefeituras

            Um outro ponto que chama a atenção na pesquisa é que 44 servidores são contadores das suas prefeituras, o que dará uma uniformidade no grupo. 
Nos demais pesquisados (40) há contadores de autarquias, câmaras municipais e iniciativa privada (prestadores de serviço em empresas públicas), docentes, pesquisadores, responsáveis de áreas afins, como controladoria, tesouraria, orçamento, planejamento, alunos, entre outros.
            Os organizadores disseram que ainda continuarão com a pesquisa até terça (8) e, no dia 9, começarão a divulgar as formas de participação na inauguração do Grupo ASSEFIN-CASP, que terão o Zoom e o Youtube como plataformas. 

Apoio

            A criação do grupo já conta com apoios formais e informais de entidades ligadas à contabilidade pública do Brasil, caso da CCONF da STN, que coordena as normas contábeis no setor público do Brasil, e também de diversos integrantes do CTCONF, a Câmara Técnica de Normas Contábeis, que subsidia a STN no assunto.
            Da mesma forma o Conselho Regional de Contabilidade - CRC-SP, o Tribunal de Contas-TCE-SP e o GEPGL - Grupo de Estudos e Pesquisas em Governos Locais - formado por docentes de todo o Brasil, especializados nas áreas de controller, inclusive a contábil, composto de servidores de prefeituras das capitais, de governos estaduais, do tribunais de contas de todo o Brasil, entre outros.

Como participar

            Para participar, ou indicar o contador da sua prefeitura, autarquia ou Câmara Municipal é necessário, primeiro, responder a pesquisa abaixo. Para essas pessoas enviaremos os links:


Veja as cidades que já se inscreveram 

Alvorada d’Oeste 

Americana

Amparo

Apucarana

Aracaju

Araraquara

Atibaia

Bauru

Belém

Bom Sucesso de Itararé

Boraceia

Botucatu

Campinas

Catanduva

Contagem

Cravinhos

Curitiba

Elias Fausto

Florinea

Franca

Guariba

Guarujá

Iracemápolis

Irapuã

Jaguariúna

João Pessoa

Lorena

Luiz Antônio

Matão

Mococa

Nova Europa

Nuporanga

Palmares Paulista

Paranapanema

Paulínia

Poá

Ribeirão Preto

Rio Claro

Salto

Santa Cruz do Rio Pardo

Santa Gertrudes

Santo André

Santo Antônio da Platina

São Carlos

São Paulo 

São Vicente

Serra Azul

Sertãozinho

Sorocaba

Taboão da Serra

Tapiratiba

Torre de Pedra

Tupi Paulista

Turmalina

Ubatuba

Valparaíso de Goiás 

Vista Alegre do Alto



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade...

A previsão legal de “quebra” da vinculação de fontes em situações de calamidade pública

  A previsão legal de “ quebra ” da vinculação de fontes em situações de calamidade pública Situações de calamidade pública exigem respostas à altura do desafio imposto às administrações públicas, respostas estas que culminam em dispêndio de recursos financeiros, pois verifica-se uma relação direta entre as ações tomadas pelos governos para combater a situação calamitosa e o incremento de gastos necessários ao financiamento das medidas emergenciais. Porém, não podemos esquecer que os recursos públicos no Brasil são caracterizados por significativas amarras quanto à sua aplicação, também conhecidas por vinculações, que determinam que certos ingressos (receitas) só podem ser utilizados para despesas especificas, e que são controlados por meio do mecanismo conhecido como fonte/destinação de recursos. 1. O que são vinculações? Em termos gerais significam destinar previamente, por instrum...

10.o SGESP - 22/7 - RFB - Colaboração e intercâmbio com os municípios

    No dia 22/7/2021 - o 10.o SGESP mais uma vez contará dirigentes da Receita Federal do Brasil, auditores-fiscais, que sempre abordam temas que envolvem os municípios brasileiros, principalmente em forma de parceria. Adriano Pereira Subirá (Moderador) Auditor Fiscal da Receita Federal Na RFB desde fev/93 Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha Consultor externo do FMI Chefe da ASCIF/RFB - Relações Institucionais da Receita Federal Tema: Conformidade Cooperativa, e a experiência da Receita Federal com a Conformidade Tributária Flávio Vilela Campos Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, atualmente na gerência dos projetos de “Gerenciamento de Riscos de Conformidade – GRC” e de “Conformidade Cooperativa Fiscal – Confia” da Receita Federal do Brasil Tema:   Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) José Renato Alves Gomes Pós-graduado em redes de computadores pela Universidade Federal do Pará. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde o ano 2002. Ch...