Pular para o conteúdo principal

Assefin lança grupo de contadores amanhã (17/9) e a anistia às entidades religiosas

 Notícias de hoje

1. Metade dos 182 inscritos para o Grupo CASP ASSEFIN são contadores de suas entidades
2. Grupo que apoia a ASSEFIN na iniciativa lança podcast para orientar contadores
3. Artigo do dia:  Gustavo Brigagão explica porque é contra anistia às entidades religiosas
4. Torne sua cidade (secretaria) sócia da ASSEFIN - veja o parecer que vamos fazer.



1 - ASSEFIN lança grupo de contadores amanhã (17/9)


Dos 182 profissionais que se inscreveram para o Grupo da ASSEFIN de Contabilidade Aplicada ao Serviço Público, 91 se declararam contadores das entidades que trabalham, sendo 60 titulares em suas prefeituras.

Os demais 91, curiosamente a metade, atuam em atividades que orbitam a escrituração, principalmente orçamento e controladoria (35), o que pode sugerir um desdobramento sazonal do grupo, mas tem também os que são às finanças, fazenda e outras atividades municipais da área.

É preciso levar em conta que alguns são autônomos e de iniciativa privada, mas também há muitos que trabalham em órgãos estaduais e federais.

Do Estado de SP são 147 inscritos de 75 cidades, os demais 35 são de 32 cidades de 15 outros estados e Distrito Federal.

Serviço
Como participar da transmissão:
Plataforma Zoom
Retransmissão Youtube
Os links serão enviados na inscrição e já estão abaixo: 

Inscrição:

Dúvidas

Assista pelo Youtube

---+++---

2 - Grupo que apoia o GA-CASP oferece podcast


Pessoal, quem tiver interesse, aproveita e se inscreve no nosso podcast para estar atualizado das discussões do Grupo. O GEPGL tem foco no estudo da contabilidade pública, governança , accountability e sustentabilidade dos governos locais e dos regimes próprios de previdência social. 

Segue o link de inscrição ou para ouvir direto:




---+++---

3 - Economista Gustavo Brigagão dá sua opinião sobre anistia a igrejas

(Artigo do Dia)

Como isentar ou perdoar tributo que não incide, pela sua própria natureza?

Esse episódio do veto presidencial a dispositivos de projeto de lei que isentaram e anistiaram as igrejas da Contribuição Social sobre o Lucro - CSL deve ser analisado sob quatro enfoques:

- a imunidade constitucional dos templos abrange tão-somente impostos, e não contribuições sociais, como é o caso da CSL;

- a isenção dessa contribuição sobre o resultado das igrejas configura contradição em termos, na medida em que, por premissa, templos não geram lucros, mas superavit; se gerarem lucros, é porque terão agido com desvio de finalidade, no exercício de atividades próprias de empresas, situação em que tanto a isenção quanto a anistia seriam descabidas;

- pelas regras orçamentárias, renúncia de receita deve vir acompanhada de previsão do respectivo impacto fiscal, o que não ocorreu no caso;

- os referidos dispositivos não guardam pertinência temática com o projeto de lei em que foram inseridos (que tratava de precatórios), o que os tornam formalmente inconstitucionais.

Por esses e outros motivos, o Congresso Nacional deve ignorar os apelos do Presidente e manter o veto por ele próprio feito.


4 - Com ficar sócia da ASSEFIN


Devemos publicar, de hoje para amanhã, um estudo sobre o direito associativo das prefeituras / secretarias, já recebi algumas colaborações boas, de São Vicente e, principalmente, um parecer de Guariba (sobre dispensa) que está impecável, aliás como todos de lá! Aguardamos o processo (capa a capa) de Santos para juntar ao Serra Azul, que pediram autorização em Lei. Aprovadas e sancionadas.

Por tudo que vimos, onde não há proibição explícita em lei (não poder associar de forma alguma), a questão, pelo pequeno valor, é dispensa por pequeno valor, ter o recurso financeiro e ter alguma rubrica de serviço e contribuição para encaixar, ou remanejar.

A tese de São Vicente é a seguinte, para este ano segue o descrito acima, *para o ano que vem já consta no orçamento que está sendo entregue, com a aprovação integral na Câmara, a anuidade está autorizada.

Estamos buscando mais argumentos para o estudo, será algo singelo, já que 95% das cidades fazem a dispensa sem nenhum problema, já falamos com o Tribunal de Contas - "o importante é na dispensa dizer o que a ASSEFIN faz, e se isso é importante para o município*, creio que temos porfolio e histórico de realizações para isso. 

Se quiser enviar algum estudo, experiência com outras entidades, pareceres, agradeço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.