Pular para o conteúdo principal

ASSEFIN reunirá cidades para rever precatórios - Boletim ASSEFIN CVD 64 - 27/8/2020 - atualizado




A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais do Estado de SP, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com apoio da FNP, voltará a se reunir nesta quinta-feira (20/8) com secretários e procuradores para discutir quais são as chances de conseguir interromper ou melhorar em forma de acordo as condições de pagamentos das dívidas das Prefeituras em forma de precatórios.

Na reunião realizada dia 13 último foi formada uma comissão, que já está trabalhando na formatação dos documentos motivados pelos estudos, uma delas foi uma pesquisa, imprescindível para os municípios que quiserem aderir aos estudos, para respondê-la é necessário entrar neste link:

Pesquisa de impacto dos precatórios municipais e situação financeira dos municípios:
https://forms.gle/WVk3HtP8YmvgM5SY8

PEC 21/2020

Uma outra medida tomada foi apoiar a FNP - Frente Nacional de Prefeitos nas suas ações junto ao Congresso Nacional, na tentativa de aprovar a PEC n.o 21/2020 para que haja definitivamente a suspensão dos pagamentos dos precatórios.

A reunião desta quinta-feira (20), às 17h, iniciará com uma apresentação do que vem ocorrendo nas negociações  do Consórcio do ABC, que será feita pelo Carlos Eduardo Alves da Silva (Cadu), diretor financeiro daquela entidade, seguida de perguntas. 

 Após, Guilherme Martinhão Saldanha, Diretor de Precatórios de Marília, falará e demonstrará sobre as Câmaras de Compensação e Conciliação, tão importantes nesse processo.

CIDADES QUE JÁ ESTÃO NO PROCESSO

23 cidades, que listamos abaixo, já preencheram o formulário que nos referimos, e já têm condições de participar das ações que serão definidas pelo Grupo formado entre Consórcio ABC e ASSEFIN. As que estão com asterisco já haviam  fornecido esses números ao consórcio e, naturalmente, já fazem parte das iniciativas daquele órgão.

Americana

Bragança Paulista

Campinas

Diadema (*)

Guariba

Iguape

Lagoinha

Mairinque 

Marília

Matão

Mauá

Mirassoll

Monte Azul Paulista

Nova Odessa

Olímpia

Pedreira

Poá

Ribeirão Pires

Rio Grande da Serra

Santa Bárbara d'Oeste

Santo André (*)

São Bernardo do Campo (*)

São Caetano do Sul (*)



COMO PARTICIPAR

Para participar precisa ser da área e representar algum órgão público envolvido no assunto, as inscrições estão abertas para secretário de finanças (ou equivalente), procurador (ou servidor do setor) ou pode ser dada, pela prefeitura interessada, uma delegação de competência para outros servidores.

Serviço
Assunto: Precatórios - Câmaras e futuras ações
Descrição
Reunião da ASSEFIN com Secretarias de Finanças e Procuradorias para explicar a importâncias das Câmaras de Compensação e Conciliação e outros e tratar de ações e assuntos relativos.
Dia 27/8 - às 17 hs
Plataforma Zoom
Inscrição obrigatória:
https://bit.ly/2Ez8lsA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10.o SGESP - 20/7 - Abertura

         A abertura do 10.o SGESP ocorreu n o dia 20/7/2021, às 9 horas, com a presença de titulares de  entidades municipalistas e fazendárias.            Este ano o tema do seminário foi A Gestão Fazendária na Era Digital, assunto que não se esgotará tão cedo tendo em vista o estágio de nossos municípios, principalmente tendo enfrentado uma enorme crise na saúde, que ainda não se findou.          Todos os que participaram foram unânimes, a Era Digital já está aí, será o fim do papel, das filas em guichês e o avanço da inteligência artificial, ajudando os contribuintes, os cidadãos, mas, principalmente os servidores públicos que, ao invés de executarem seus serviços de forma automática, passarão a atuar na ciência e modernização de suas funções, sem perder a humanização.          Estamos longe? Pode ser, mas não podemos ignorar - o digital já chegou!          Especificamente na abertura, como ocorre t radicionalmente nos nossos eventos, os convidados da ASSEFIN apresentaram também as

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade .            Desta forma, foi editado o Decreto n.o 7.186 de 27/5/2010, o

IRRF injetará milhões na arrecadação municipal

            Bate-papo com secretários de finanças às 17 h dia 27-10           Após a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral n.o 1.293.453 e na Ação Cível Originária no 2897, foi declarada  constitucional a incidência e a arrecadação do Imposto de Renda Retido na Fonte pelos municípios, estados e DF, sobre todos os pagamentos .         Duas coisas são importantes e merecem os grifos que fizemos acima, a repercussão geral , ou seja, o julgamento não atende só o município que apelou, e é i ncorporada à arrecadação municipal , todas as retenções na fonte de imposto de renda, não só pela incidência sobre o pagamento aos servidores, na folha de pagamento, mas também pelo que for pago aos fornecedores e prestadores de serviços.          A Receita Federal do Brasil vinha autuando os municípios que não repassavam o produto da arrecadação deste tributo, inclusive negando certidão negativa, entendendo que só o que era