Pular para o conteúdo principal

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal

        A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.

 

A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP

        O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação, Adriano Luiz Leocádio, no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.

         Após o evento, às 12 horas, será servido um almoço, em forma de brunch para as autoridades presentes e secretários da entidade. Tanto para participar das palestras, como do almoço será necessário se inscrever no site da www.assefinsp.com.br. Se for a primeira vez será preciso cadastrar, tudo muito simples. No fim do dia haverá também um happy hour no Pinguim, veja os detalhes aqui.

        As palestras trazem uma curiosidade, todos os 4 palestrantes foram Secretários de Fazenda ou Finanças em cidades associadas à ASSEFIN

        A primeira será de Francisco Sérgio Nalini, que é secretário-executivo da ASSEFIN, falará sobre "Malha Fiscal e Código Tributário Municipal"

        Às 9h20 - será apresentado o painel "O Desenvolvimento da Gestão Pública, através da Contabilidade e do Controle", abordando diversos aspectos da contabilidade pública, com horário de término marcado para 10h40.

    Luciano Lima: abordará o IEG-M, ODS e o Planejamento Municipal.

    Roberto de Oliveira Jr: falará sobre as provisões, ativos e passivos contingentes - a importância das conciliações de todas as contas do ativo e passivo.

    Paulo Galvão: terá como destaque a NBC T 16.8 – A Importância da Contabilidade no contexto do Controle Interno

Currículos

        Nalini é consultor tributarista, foi Delegado da Receita Federal e Secretário da Fazenda de Ribeirão; Luciano Lima é Contador, pós graduado em Gestão Pública e mestre em ADM das MPEs, e foi Secretário de Administração e de Finanças em Paulínia, e de Finanças em Leme e Bragança Paulista.  

        Paulo Galvão é Contador, Pós graduado em Gestão Pública e mestre em ADM das MPEs, e foi Secretário de Administração e de Finanças; Roberto Oliveira JrContador, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, foi Secretario de Finanças de Mogi Mirim.

Repercussão

        O secretário-executivo da ASSEFIN-SP, Francisco Sergio Nalini, enfatiza a longa parceria com a Associação Paulista de Municípios (APM), realizadora do CEM. “Temos história nos Congressos da APM. Esse DNA municipalista da entidade se aproximou da ASSEFIN já algum tempo. A diretoria de nossa entidade acredita muito, e faz muito esforço nesse sentido, nas discussões dos problemas que afetam as cidades. E isso a APM faz muito bem em seus congressos, o sucesso da boa gestão pública tem muito da prática obtida nesses congressos”.

Encontro de Dirigentes
        Durante o 65º CEM, a ASSEFIN-SP também realizará o seu 22º Encontro de Dirigentes. O presidente da entidade Adriano Luiz Leocadio, que é Secretário de Finanças de Santos, disse ontem 1/5): “Esperamos que nossa experiência na área fazendária, unindo-se com a grande representatividade, já há décadas, da APM pelos municípios paulistas, possa levar muitas soluções nessa área de gestão para os dirigentes e servidores paulistas”, explica o presidente. “O programa sugerido para nós este ano supera muito tudo que fizemos. Será uma oportunidade também de continuar ampliando o relacionamento entre servidores e dirigentes fazendários no Estado, desta vez com a região de Ribeirão Preto privilegiada”, completa.

        Para o presidente da APM, Fred Guidoni, o apoio de entidades como a ASSEFIN-SP são muito importantes para o sucesso do Congresso Estadual de Municípios. “Temos grandes parceiros, que estão preparando painéis e iniciativas de fundamental importância para os prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de todo o Estado. Ribeirão Preto será o centro das principais decisões políticas do Brasil durante o maior CEM de nossa história”.

65° CEM
        A 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios tem o tema “Município Forte. País Desenvolvido.” e reunirá, de 9 a 11 de maio, gestores e lideranças públicas para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades.

        Em pauta, assuntos como a Modernização Administrativa e o Desenvolvimento Econômico das Cidades, Reforma Tributária, Segurança nas Escolas, Mudanças Climáticas, entre outros. Os participantes também poderão visitar o espaço de feira e exposições, onde serão apresentados produtos e soluções de interesse dos municípios.

        Dentre as novidades deste ano, a Associação Paulista de Municípios, organizadora do evento, lançará o Espaço de Inovação da APM, que oferecerá cursos de formação e serviços especializados de consultoria aos gestores municipais. Além disso, será anunciado o Prêmio Franco Montoro, que premiará os cinco municípios paulistas com melhor pontuação num ranking próprio e transparente, que analisará os aspectos Sociais, Fiscais e de Gestão, com base em dados públicos.

Serviço

22º Encontro de Dirigentes Municipais de Finanças
11 de Maio de 2023 - 9 horas
Almoço das 12 às 13 horas - veja aqui
Inscrições: www.assefinsp.com.br
Dúvidas -> faleconosco@assefinsp.com.br

65° Congresso Estadual de Municípios
De 9 a 11 de Maio de 2023
Local: Taiwan Centro de Eventos
Endereço: Av. Dr. Francisco Gugliano, 2710 | Royal Park.
A programação completa você acessa no site www.apaulista.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle