Pular para o conteúdo principal

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal

        A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.

 

A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP

        O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação, Adriano Luiz Leocádio, no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.

         Após o evento, às 12 horas, será servido um almoço, em forma de brunch para as autoridades presentes e secretários da entidade. Tanto para participar das palestras, como do almoço será necessário se inscrever no site da www.assefinsp.com.br. Se for a primeira vez será preciso cadastrar, tudo muito simples. No fim do dia haverá também um happy hour no Pinguim, veja os detalhes aqui.

        As palestras trazem uma curiosidade, todos os 4 palestrantes foram Secretários de Fazenda ou Finanças em cidades associadas à ASSEFIN

        A primeira será de Francisco Sérgio Nalini, que é secretário-executivo da ASSEFIN, falará sobre "Malha Fiscal e Código Tributário Municipal"

        Às 9h20 - será apresentado o painel "O Desenvolvimento da Gestão Pública, através da Contabilidade e do Controle", abordando diversos aspectos da contabilidade pública, com horário de término marcado para 10h40.

    Luciano Lima: abordará o IEG-M, ODS e o Planejamento Municipal.

    Roberto de Oliveira Jr: falará sobre as provisões, ativos e passivos contingentes - a importância das conciliações de todas as contas do ativo e passivo.

    Paulo Galvão: terá como destaque a NBC T 16.8 – A Importância da Contabilidade no contexto do Controle Interno

Currículos

        Nalini é consultor tributarista, foi Delegado da Receita Federal e Secretário da Fazenda de Ribeirão; Luciano Lima é Contador, pós graduado em Gestão Pública e mestre em ADM das MPEs, e foi Secretário de Administração e de Finanças em Paulínia, e de Finanças em Leme e Bragança Paulista.  

        Paulo Galvão é Contador, Pós graduado em Gestão Pública e mestre em ADM das MPEs, e foi Secretário de Administração e de Finanças; Roberto Oliveira JrContador, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica, foi Secretario de Finanças de Mogi Mirim.

Repercussão

        O secretário-executivo da ASSEFIN-SP, Francisco Sergio Nalini, enfatiza a longa parceria com a Associação Paulista de Municípios (APM), realizadora do CEM. “Temos história nos Congressos da APM. Esse DNA municipalista da entidade se aproximou da ASSEFIN já algum tempo. A diretoria de nossa entidade acredita muito, e faz muito esforço nesse sentido, nas discussões dos problemas que afetam as cidades. E isso a APM faz muito bem em seus congressos, o sucesso da boa gestão pública tem muito da prática obtida nesses congressos”.

Encontro de Dirigentes
        Durante o 65º CEM, a ASSEFIN-SP também realizará o seu 22º Encontro de Dirigentes. O presidente da entidade Adriano Luiz Leocadio, que é Secretário de Finanças de Santos, disse ontem 1/5): “Esperamos que nossa experiência na área fazendária, unindo-se com a grande representatividade, já há décadas, da APM pelos municípios paulistas, possa levar muitas soluções nessa área de gestão para os dirigentes e servidores paulistas”, explica o presidente. “O programa sugerido para nós este ano supera muito tudo que fizemos. Será uma oportunidade também de continuar ampliando o relacionamento entre servidores e dirigentes fazendários no Estado, desta vez com a região de Ribeirão Preto privilegiada”, completa.

        Para o presidente da APM, Fred Guidoni, o apoio de entidades como a ASSEFIN-SP são muito importantes para o sucesso do Congresso Estadual de Municípios. “Temos grandes parceiros, que estão preparando painéis e iniciativas de fundamental importância para os prefeitos, vereadores, secretários e lideranças de todo o Estado. Ribeirão Preto será o centro das principais decisões políticas do Brasil durante o maior CEM de nossa história”.

65° CEM
        A 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios tem o tema “Município Forte. País Desenvolvido.” e reunirá, de 9 a 11 de maio, gestores e lideranças públicas para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades.

        Em pauta, assuntos como a Modernização Administrativa e o Desenvolvimento Econômico das Cidades, Reforma Tributária, Segurança nas Escolas, Mudanças Climáticas, entre outros. Os participantes também poderão visitar o espaço de feira e exposições, onde serão apresentados produtos e soluções de interesse dos municípios.

        Dentre as novidades deste ano, a Associação Paulista de Municípios, organizadora do evento, lançará o Espaço de Inovação da APM, que oferecerá cursos de formação e serviços especializados de consultoria aos gestores municipais. Além disso, será anunciado o Prêmio Franco Montoro, que premiará os cinco municípios paulistas com melhor pontuação num ranking próprio e transparente, que analisará os aspectos Sociais, Fiscais e de Gestão, com base em dados públicos.

Serviço

22º Encontro de Dirigentes Municipais de Finanças
11 de Maio de 2023 - 9 horas
Almoço das 12 às 13 horas - veja aqui
Inscrições: www.assefinsp.com.br
Dúvidas -> faleconosco@assefinsp.com.br

65° Congresso Estadual de Municípios
De 9 a 11 de Maio de 2023
Local: Taiwan Centro de Eventos
Endereço: Av. Dr. Francisco Gugliano, 2710 | Royal Park.
A programação completa você acessa no site www.apaulista.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade...

11o SGESP - 21/7 - RFB - Intercâmbio com os municípios

O Controle da Tributação Federal  Compartilhada com os Municípios A RFB desenvolve programas que integram o controle do imposto nacional. O SGESP mostrará como os municípios têm um papel importante na modernização e gerenciamento dessa atividade. Moderador Adriano Pereira Subirá Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal      Auditor Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desde 1997      Doutorando em administração pública na Universidade de Lisboa      Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha      Consultor externo do FMI Para assistir no Youtube   Painel 1   (1) Convênios do ITR entre o Município e a União (Sizenando) (2) Convênios de Cooperação Técnica e de Compartilhamento da Escrituração Contábil Digital no SPED (Thays) Início – 9h05 Término – 9h35 Perguntas até 9h45 Sizenando Ferreira de Oliveira Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil –...

10.o SGESP - 30/7 - A importância do Código Tributário Municipal

        Amanhã,  30/7, das 9 às 12 horas, tributaristas e especialistas nas áreas de fiscalização, vão falar sobre o Código Tributário Municipal - CTM, importante peça da gestão fiscal - tributária.            Diversos ângulos serão abordados, como a necessidade da sua atualização, a modernidade que deve ser adotada, com a digitalização, por exemplo, novos sistemas de cobranças, como o PIX, entre outros pontos fundamentais.         Aspectos da legislação paralela ao CTM, como a do Imposto Sobre Serviço, que, inclusive, tem uma suspensão sendo discutida no Supremo Tribunal Federal, serão apresentados pelo dr. Paulo Caliento, consultor jurídico da Confederação Nacional de Municípios.          Veja abaixo os subtemas que serão apresentados e colocados em discussão por cada palestrante. A Importância do Código Tributário para uma Gestão Moderna e Eficiente Subtema Do que é comp...