Pular para o conteúdo principal

Bauru, Rio Preto, Praia Grande e Santa Bárbara filiam-se à ASSEFIN

             A ASSEFIN já iniciou o planejamento para 2023, entre as aspirações da diretoria estão de 4 a 6 cursos presenciais em regiões metropolitanas, ou equivalentes, na semana que vem esse fato será anunciado na Assembleia de aprovação do orçamento para o ano que vem. A reunião será virtual, às 16 horas do dia 20 de dezembro.

            "Em todas as regiões em que forem realizados os cursos presenciais, procuraremos também reunir os colegas responsáveis pelas áreas fazendária e de finanças, será um forma de já organizarmos o grande encontro que sempre fazemos no SGESP, que estará na sua 12.a versão, em Ribeirão Preto, entre 26 e 27 de julho", explica o presidente Adriano Leocadio.

            Adriano disse ontem (7) que a entidade continuará funcionando de forma virtual, "isso acompanha a tendência mundial, inclusive de multi nacionais, diminuindo custos e, como nossos diretores estão espalhados em todo Estado de SP, reuniremos presencialmente onde for oportuno".

            A entidade já formou 2 grupos, que estão em atividades, ambos com 21 cidades participantes, o de Contabilidade Pública, com 37 servidores, e outro Tributário (Fiscal), com 36 participantes. Entrará no planejamento a formação de mais 2 grupos, o Jurídico, envolvendo controladores, advogados e procuradores fazendários, e de Licitação e Compras, este último ainda passará por uma pesquisa de necessidade. 

            Após as anunciadas filiações de São Bernardo do Campo e Lucélia, 4 outras cidades juntaram-se à ASSEFIN: São José do Rio Preto, BauruPraia Grande e Santa Bárbara d'Oeste. A ASSEFIN cresceu 15% ao longo de 2022, considerando que municípios com menos de 10 habitantes não precisam contribuir, a associação ultrapassou a casa de 300 cidades, entre filiadas e convidadas. 

            A tesouraria explicou ontem (7) que, em janeiro, como aconteceu no início deste ano, será feito um modelo de incentivo para as cidades que quiserem se filiar, "nós procuramos devolver tudo que arrecadamos em atividades para os municípios, com workshops, seminários, doação de livros, e agora com cursos presenciais e virtuais, tanto para os setores fazendários, como pontuais para os grupos que foram formados", explica Nelson Antonio Garcia, tesoureiro da ASSEFIN.

            A Assembleia do dia 20 colocará também em votação o incentivo para que as cidades que se interessarem filiem-se à ASSEFIN logo no início do ano.

Serviço:
Peça o modelo de filiação para a ASSEFIN
Participe da ASSEMBLEIA em 20/12/2022
Participe dos grupos de Contabilidade e Tributação 

tudo pode ser solicitado através deste e-mail faleconosco@assefinsp.com.br 


Veja como é fácil filiar-se à ASSEFIN

1. Por ser a contribuição anual pequena, trata-se de uma despesa de pequeno valor, com encaixe perfeito no orçamento;


2. A filiação se resume ao interesse da pasta de finanças, o que afastaria a autorização legislativa;


3. Não se trata de contratação de serviço, mas de uma relação institucional entre as partes, a fim de tratar de interesse comum, a condução da gestão fiscal e financeira do Município;


4. Por tudo isso, afasta a necessidade de licitação, por inexigibilidade - art. 25 da Lei n.o 8.666/1993. 


5. Esse pensamento tem decisão precedente do TCESP no Processo n.o TC-800380/298/11, que sugere que sejam analisadas a tradição dos serviços oferecidos pela entidade a que se vai filiar e se os resultados são compatíveis e justificáveis com a contribuição oferecida - como é o caso;


6. Os pareceres sugerem que sempre se exija, ou pelo menos na renovação da contribuição anual, o relatório de atividades da Associação, com o intuito de verificar se ela se mantém nos seus objetivos traçados. O que também é sempre oferecido pela associação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.