Com uma Assembleia realizada ontem (20/12), a ASSEFIN encerrou o ano em suas atividades externas, voltando só no dia 9 de janeiro. A secretaria-executiva explicou que, neste período, não haverá nenhum tipo de atividade de capacitação, "mas estaremos de plantão e, internamente, em forte trabalho de planejamento, espera-se que 2023 seja mais um ano com bom diferencial".
"Capacitação é o espírito da ASSEFiN", com esta frase o presidente da entidade Adriano Luiz Leocadio, Secretário de Finanças de Santos, abriu a Assembleia para a apresentação do orçamento de 2023, que foi aprovado por unanimidade, como também a Resolução 01/2022, que cria alguns incentivos importantes para as cidades que decidirem se filiar à associação.
Ele exaltou a união entre as associadas e seus representantes, titulares da pasta de finanças dos municípios, e disse que a ASSEFIN cresceu bastante neste ano, em todas as medidas e parâmetros, e que os eventos cumpriram o seu objetivo, "levando conhecimento para nossa categoria, sejam dirigentes ou servidores, como disse, é o nosso espírito, o espírito da ASSEFIN".
Todos os presentes - diversos com imagem fechada - se utilizaram da palavra e deram uma mensagem semelhante, o ano foi muito bom para a ASSEFIN, "mas sempre precisamos avançar", disse Nelson Antônio Garcia, tesoureiro da entidade. Que exalta o orçamento que prevê muitos investimentos para 2023.
RELATÓRIO de 2022
Antes da Assembleia a Secretaria-Executiva fez um levantamento resumido das atividades de 2022 que, além das partes internas nos grupos de Secretários e servidores, que se apoiam, houve também muitos eventos representativos.
A ASSEFIN foi fundada em 24 de julho de 2019, substituindo o Fórum Sefin, que já atuava desde maio de 2013, portanto, caminhando para 10 anos, e este ano foi excepcional, "as filiações cresceram 10% em números reias, passou a atender cidades que representam 70% a mais de população atendida em 2021", disse Adriano. "Isso foi conquistado pelo ingresso de diversas cidades grandes na entidade", explica.
Um outro fenômeno que está em desenvolvimento é a participação dos servidores fazendários diretamente na entidade através de grupos de discussão e informações, são 21 cidades, com 74 profissionais entre contadores e fiscais. Adriano informou que o orçamento reserva workshops para eles, durante o ano que vem.
A Secretaria-Executiva disse que, junto com os eventos, o blog da ASSEFIN cresceu muito, "só em 2022, com 36 notícias, que foram acessadas 17.491 vezes", mostram os números.
EVENTOS do ano
A associação contabilizou, no ano passado 9 lives, que são chamados de Cafés da Manhã Virtuais & Conteúdo, aí consolidou-se algo que os organizadores já vinham notando: "Depois de realizadas as transmissões elas continuam sendo assistidas ao longo do tempo e do ano".
Eles explicam, e mostram os números, quando os Cafés foram realizados tiveram, somados, 7.262 vizualizações, hoje estão com quase 14 mil, é uma continuidade importante dos vídeos que ficam gravados, "isso é explicado pelo tipo de live, elas, normalmente, trazem verdadeiros manuais de execução de serviços públicos, então sempre é uma fonte de consulta", dizem os organizadores.
O presidente Adriano deu ciência a todos da realização do 12.o Seminário de Gestão Pública, na forma presencial, em Ribeirão Preto, nos dias 26 e 27 julho do próximo ano. As estatística do 11.o SGESP mostra também que ele continua produzindo vizualizações, em julho do ano passado 24.682 pessoas o assistiram, e hoje já estão em 35 mil, com 30% de aumento, desde os dias da realização.
CURSOS PRESENCIAIS
A diretoria almeja, muito, além do SGESP em julho, realizar cursos nas cidades que se candidatarem, com preferência para as sedes de regiões metropolitanas. "A Covid, considera Leocadio, voltou a assombrar, pode não ser tão grave como foi, mas levaremos isso com muita consideração", ao anunciar o desejo desses seminário.
"A escolha das sedes dos cursos levará em conta as cidades filiadas à ASSEFIN que se interessarem em realiza-los, mas sempre serão consideradas as facilidades das sedes regionais, mas isso ainda dependerá de uma pesquisa interna nos próximos dias", conclui Adriano.
PORTAL DE INTERNET
Uma outra boa notícia dada na apresentação do relatório foi a conclusão da fase de programação do novo portal da ASSEFIN, ainda dependendo da confecção de uma homepage, "que deve ser moderna e objetiva", esclarecem.
A fase de cadastramento, inclui facilidades muito importantes, como reconhecimento da regiões por CEP, já tem cadastradas todas as prefeituras do país, com população e PIB. Ao pesquisar as cidades, além de população e PIB, vem também se ela pertence a algum consórcio ou associação de municípios. Esse serviço, por hora, só contempla o Estado de SP.
Nos eventos, mais ou menos como ocorre no CRCSP, será necessário um só cadastro das pessoas, que pode ser editado a qualquer tempo, será fornecida uma senha para cada usuário. "Depois a pessoa interessada só se cadastrará no curso ou seminário que quer fazer, poderá marcar sua presença durante a transmissão e já obter o certificado automaticamente", explicam. Isso reduz um retrabalho imenso com a controle de presença e emissão de certificados manuais.
O site será aberto para professores e especialistas para publicarem suas teses, manterá um atento olhar sobre as notícias que envolvem a área fazendária dos municípios, "considerando que não passa um dia sem algo a ser destacado, agora mais ainda com um novo governo e com um novo desenho da condução da economia", explicam.
Serviço:
Lançamento do site da ASSEFIN em 1.12.2022
Já é possível fazer o seu cadastro para receber notícias e utilizar-se do portal
www.assefinsp.com.br em cadastre-se
Comentários
Postar um comentário