Pular para o conteúdo principal

Envio de dados contábeis: ASSEFIN fará Café da Manhã dia 25/1

Começou dia 12/1 o envio de dados ao TCE-AUDESP


    Antes da publicação do balanço de 2021 as prefeituras, e os demais entes públicos, precisam enviar os dados que o compõem separadamente aos órgãos fiscalizadores, desde novembro passado o Tribunal de Contas do Estado de SP (AUDESP) já tem publicado o calendário para este serviço, que começou no dia 12/1.

     Pensando nisso, a ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais do Estado de SP, promoverá um Café da Manhã Virtual no dia 25/1, às 9 horas, com o Coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública (CCONF) da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, Renato Pucci, que contará também com a participação e moderação das perguntas da professora Débora Geórgia Tristão, que é do Tribunal de Contas do Estado de SP, atuando hoje na AUDESP - Divisão de Auditoria Eletrônica daquela corte.

    Pelo lado previdenciário participarão Allex Albert Rodrigues, Miguel Antonio Fernandes Chaves e Laura Schwerz. Allex Rodrigues é Subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, e terá a colaboração de Miguel Chaves, que é Coordenador-Geral de Auditoria e Contencioso da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social e Presidente da Comissão do Pró-Gestão RPPS, e Laura, que é Coordenadora-Geral de Estruturação de Informações Previdenciárias.

     O formato do evento já é conhecido dos contadores públicos, os apresentadores trazem o seu material em forma de alertas e esclarecimentos, que são imediatamente ilustrados com respostas às perguntas que chegam previamente, através de uma pesquisa feita pela ASSEFIN (veja abaixo), e em real time através dos participantes nas plataformas de transmissão, caso da Zoom, do Youtube e do Facebook. O evento será totalmente aberto ao público em geral.

Serviço:

Café da Manhã Virtual sobre o envio de dados contábeis de 2021

Dia 25 de janeiro de 2022 - às 9 horas, duração 1h30

Participação de Renato Pucci (CCONF-STN),  Débora G Tristão (AUDESP-TCESP), Allex Rodrigues, Miguel Chaves e Laura Schwerz (SRPPS/SPREV-MTP)

Perguntas antecipadas e inscrição ao evento:
https://forms.gle/yhth14UPDJGAjChA9

Assistir pela rede social abaixo:
Youtube
Facebook

Instruções n.o 01/20220 <- clique para saber todas as informações exigidas pelo TCESP

Comunicado SDG n.o 54/2021calendário de obrigações do Sistema Audesp  (instrução acima).

Notícia do envio de dados <- notícia do TCESP sobre o assunto


Curriculo dos palestrantes

Débora Geórgia Tristão - Responsável pelas perguntas 




Tutora - FECAP - Mestranda em Gestão Publica - FGV - Equipe AUDESP - TCE-SP



Renato Pucci - Palestrante e Moderador

 

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB e Especialista em Finanças Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, onde atualmente exerce o cargo de Coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Subsecretaria de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional. Membro do Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.


Allex Albert Rodrigues  

Cargo: Auditor-Fiscal da Receita-Federal do Brasil desde 1998, atua com regimes próprios desde 2005. Coordenador-Geral de Atuária, Contabilidade e Investimentos de 2012 a 2018. 

Função: Subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência.

Formação: Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e em Direito pela Universidade Federal do Espírito santo – UFES. Especialista em Ciências Atuariais e Demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e En Técnicas Actuariales y Financieras de la Previsión Social - FUNDACIÓN CEDDET.

Miguel Antonio Fernandes Chaves 

Cargo: Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, com atuação na auditoria direta dos RPPS de Estados e Municípios, no período 01/2006 a 03/2017. 

Função: Coordenador-Geral de Auditoria e Contencioso da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social – SRPPS/SPREV-MTP a partir de 04/2017 e Presidente da Comissão do Pró-Gestão RPPS.

Formação: Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Especialista em Demografia e Ciências Atuariais – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Laura Schwerz

Graduada em Administração Pública pela Universidade de Santa Catarina, servidora de cargo efetivo em exercício no INSS desde 02/ 1985. A partir de 05/2014 cedida para exercer o cargo em comissão de Coordenadora Geral na atual Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social/SRPPS da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. A frente da coordenação de diversos projetos no INSS e Secretaria de Previdência com destaque o da estruturação do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, concepção e desenvolvimento do Sistema de Informações de Registros Civis-SIRC e desde 2011 no projeto eSocial,  na concepção das regras dos trabalhadores vinculados ao Regime Geral de Previdência Social –RGPS e desde 2014 voltado aos Órgãos Públicos, com destaque quanto as regras dos servidores da esfera federal, estadual, do Distrito Federal e dos municípios vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social-RPPS, além da estruturação dos Sistemas GESCON-RPPS, SIG-RPPS e evoluções para modernização do CADPREV.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade...

11o SGESP - 21/7 - RFB - Intercâmbio com os municípios

O Controle da Tributação Federal  Compartilhada com os Municípios A RFB desenvolve programas que integram o controle do imposto nacional. O SGESP mostrará como os municípios têm um papel importante na modernização e gerenciamento dessa atividade. Moderador Adriano Pereira Subirá Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal      Auditor Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desde 1997      Doutorando em administração pública na Universidade de Lisboa      Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha      Consultor externo do FMI Para assistir no Youtube   Painel 1   (1) Convênios do ITR entre o Município e a União (Sizenando) (2) Convênios de Cooperação Técnica e de Compartilhamento da Escrituração Contábil Digital no SPED (Thays) Início – 9h05 Término – 9h35 Perguntas até 9h45 Sizenando Ferreira de Oliveira Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil –...

10.o SGESP - 30/7 - A importância do Código Tributário Municipal

        Amanhã,  30/7, das 9 às 12 horas, tributaristas e especialistas nas áreas de fiscalização, vão falar sobre o Código Tributário Municipal - CTM, importante peça da gestão fiscal - tributária.            Diversos ângulos serão abordados, como a necessidade da sua atualização, a modernidade que deve ser adotada, com a digitalização, por exemplo, novos sistemas de cobranças, como o PIX, entre outros pontos fundamentais.         Aspectos da legislação paralela ao CTM, como a do Imposto Sobre Serviço, que, inclusive, tem uma suspensão sendo discutida no Supremo Tribunal Federal, serão apresentados pelo dr. Paulo Caliento, consultor jurídico da Confederação Nacional de Municípios.          Veja abaixo os subtemas que serão apresentados e colocados em discussão por cada palestrante. A Importância do Código Tributário para uma Gestão Moderna e Eficiente Subtema Do que é comp...