Pular para o conteúdo principal

ASSEFIN participa, em Brasília, das discussões da Reforma Tributária


    
    

Reforma fatiada pode ser inflacionária e causar desemprego,
por conter aumento de carga tributária

        O presidente da ASSEFIN-SP, Adriano Luiz Leocadio, que é Secretário de Finanças em Santos-SP, está desde ontem em Brasília discutindo os rumos da Reforma Tributária, ele compõe, com um grupo com mais de uma centena de entidades municipalistas, uma frente que vai acompanhar e tentar influenciar as discussões.

        A ASSEFIN foi uma das primeiras apoiadoras do movimento do Simplifica Já, por isso o seu presidente entendeu que chegou a hora das cidades paulistas, através de seus titulares de finanças, levarem sua luta para onde tudo acontece, o Congresso brasileiro. Veja no manifesto do Simplifica Já!, abaixo, um resumo dessa proposta, ela procura a reforma no sistema tributário nacional para, além de simplificá-lo e desburocratizá-lo, aumentar a eficiência arrecadatória sem majorar a carga tributária, entre outros fatores que são apontados naquele documento.    

        Leocadio está sugerindo que os demais titulares de finanças do Estado de SP, e do Brasil, façam um diagnóstico de suas regiões, e que também produzam um documentos como o que foi feito na baixada santista, documento que também apresentamos abaixo em forma de breafing.

Apoio vice-presidente da Câmara

        Entre as diversas atividades em Brasília, o presidente da ASSEFIN, que também estava acompanhado de Alberto Macedo, um dos idealizadores do Simplifica Já!, participou de um coletiva de imprensa liderada pelo deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que apoia o projeto. Em sua fala o deputado disse que vai defender a simplificação da tributação brasileira, com defende a frente municipalista, "principalmente com a desoneração da folha de pagamento", diz o vice-presidente da Câmara dos Deputados. Veja todas as propostas do deputado no link que colocamos abaixo.

        Alberto Macedo, um dos maiores defensores dessa simplificação, falou ontem, durante a coletiva, que a frente que apoia o projeto está cada vez mais ampla - com mais de 120 entidades apoiando, "nossa proposta é muito simples, faz as reformas do ICMS, do ISS e do PIS-COFINS, promovendo a desoneração da folha de pagamento". Ele diz que uma das grandes vantagens desta proposição é que, "não provoca guerra entre setores e entes e, principalmente, não gera aumento de carga tributária". 

        Por outro lado, Adriano, presidente da ASSEFIN, está preocupado caso ocorra realmente o fatiamento da reforma  criando a CBS - Contribuição de Bens e Serviços, que unificará e substituirá o PIS e a COFINS. "Em tese, a modificação impactará imediatamente as empresas “médias” de serviços, enquadradas no regime do lucro presumido, pois os seus preços possivelmente serão atingidos, já que o aumento da carga tributária de 3,65% (três inteiros e sessenta e cinco décimos por cento) para 12% (doze por cento) será repassada ao consumidor final, influenciando na demanda e prejudicando serviços essenciais, além de impactar em aumentos nas despesas governamentais pois o aumento da tributação dos serviços repercute no aumento dos preços e valores dos contratos" diz.


Posição oficial das entidades:

Documento elaborado pela SeFin de Santos
Breafing

Simplifica Já!
Manifesto - Pacto Nacional pela Reforma Tributária

Veja aqui a posição do deputado Alberto Ramos:
https://youtu.be/L9XEq_sKEVk 




Repercussão:

Jornal da Band Nacional
Empresários lançam pacto por reforma tributária

G1 - Grupo Globo
Entidades empresariais pedem 'pacto nacional' pela simplificação da reforma tributária

Amazonas atual
Marcelo Ramos lança Pacto Nacional Tributário com 120 entidades

Correio Brasiliense
Reforma longe do consenso

Folha de S. Paulo
Por um Pacto Nacional Tributário






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.