Pular para o conteúdo principal

100 dias de governo. E agora?


“Para os prefeitos recém eleitos, em sua maioria, há a expectativa que o presente mandato seja superior ao de seu antecessor. Espera-se muitas vezes saídas rápidas para problemas antigos, bem como a cristalização das promessas de campanha em um curto período de tempo.”

Essa semana foi marcada pelo encerramento de uma etapa importante para os governos municipais: os primeiros cem dias de governo. Como regra, é durante esse período que os prefeitos eleitos validam os relatórios de transição e buscam compreender com mais detalhes as principais demandas da população e os desafios da máquina pública, definindo as prioridades e ações de governo para os próximos quatro anos.

A legislação eleitoral determina que todos os candidatos a prefeito devem apresentar um plano de governo como condição de registro para sua candidatura. Entretanto, o plano de governo consiste em estabelecer diretrizes e objetivos estratégicos para a gestão, haja vista que geralmente os candidatos não possuem as informações necessárias ao diagnóstico e à definição dos programas de governo.

Nos primeiros cem dias de governo o prefeito eleito precisa evoluir da visão estratégica em direção a ações de natureza tática e operacional. Isso quer dizer que é nessa fase que o governo deve canalizar as diretrizes políticas para a elaboração das metas e planos da gestão, amparado na expectativa de recursos orçamentários e financeiros.

No entanto, os desafios deste novo mandato são ainda maiores em relação a outras eleições, até mesmo para os mais experientes. Esses problemas dividem-se em três fatores de risco: (i) a pandemia oriunda da Covid-19; (ii) a deterioração macroeconômica brasileira; (iii) as dificuldades inerentes ao primeiro ano de mandato.

O agravamento da pandemia impôs uma série de obstáculos aos municípios paulistas. Além da crise sanitária que demandou mais recursos para ampliação de leitos, aquisição de oxigênio, testes, medicamentos e demais insumos hospitalares, o senso comum institucionalizado e a falta de sensibilidade de grande parte da população tem tornado a coordenação das políticas públicas em âmbito local e regional cada vez mais difíceis, adiando a reconstrução econômica - reduzindo a renda dos paulistas e aumentando o desemprego e a dependência do Estado a partir da deterioração de indicadores sociais.

De acordo com os indicadores sobre a economia brasileira em 2020, a variação anual foi negativa em 4,1%. O período mais difícil para a economia foi o segundo trimestre, quando registramos queda de mais de 9% em relação ao 1º trimestre. O expressivo crescimento do terceiro trimestre se deu sobre uma base excessivamente deprimida, mas o dado do último trimestre de 2020 sinalizava possível recuperação em 2021, apesar de 1,1% inferior ao mesmo período de 2020. 

As expectativas positivas vinham ancoradas na recuperação do produto, pelo lado da oferta, e pelo crescimento na margem de 20% da FBCF, pelo lado da despesa, inaugurando um incipiente movimento de substituição de importações. Todavia, o agravamento da pandemia, ações descoordenadas, aumento do desemprego, resistência do governo federal em potencializar uma política fiscal expansionista e falhas no programa nacional de imunização deterioraram fortemente as expectativas sobre a economia.

Alguns pontos a respeito da conjuntura econômica brasileira têm sido pouco debatidos, mas gradualmente aparecerão e, inevitavelmente, terão que ser enfrentados. O primeiro deles diz respeito à péssima qualidade do orçamento público federal para 2021 e coloca em dúvida se a peça orçamentária contemplará de maneira satisfatória os repasses voluntários aos municípios ou se as restrições orçamentárias e financeiras criarão ainda mais obstáculos para as ações de enfrentamento ao Covid-19, apesar da abertura de créditos com os superávits do exercício anterior e autorização para que os municípios utilizem os saldos dos fundos de saúde e assistência social de outros anos.

Medidas tributárias recomendadas para os primeiros anos de mandato estão com efetividade reduzida. A crise atual impôs rigorosos limites a qualquer aumento da carga tributária. Ações voltadas à recuperação de defasagem na arrecadação, principalmente no que diz respeito ao IPTU, tem pressionado a taxa de inadimplência. 

Junto ao eventual problema orçamentário há a inflação galopante. Apesar de existirem explicações plausíveis a respeito da alta da inflação (alta do dólar, aumento no preço dos insumos, crise sanitária), o poder público não se encontra completamente preparado para isso. Muitas prefeituras possuem seus contratos fixados em índices que estão nas alturas (o último IGPM foi de 30%), ao mesmo tempo em que suas receitas não acompanham esse crescimento vertiginoso.  

Por fim, existem os desafios inerentes ao primeiro mandato. Sobre os ombros dos novos mandatários encontram-se as expectativas de superar o quadriênio anterior. Para os prefeitos recém eleitos, em sua maioria, há a expectativa que o presente mandato seja superior ao de seu antecessor. Espera-se muitas vezes saídas rápidas para problemas antigos, bem como a cristalização das promessas de campanha em um curto período de tempo.  No caso dos prefeitos reeleitos, há a sombra do seu próprio mandato anterior somada a cobrança redobrada da população que, em sua concepção, apostou na continuidade em detrimento da novidade.

No entanto, esse é um momento de pés no chão. O primeiro ano de mandato sempre será um momento de reestruturação, do recém-eleito conhecer a máquina pública e compreender que seu timing é diferente da coisa privada. 

Para os prefeitos reeleitos, o cenário também se transforma, não há mais reeleição, a composição política municipal também se transforma, e o foco pode ser exclusivamente nas promoções de políticas públicas eficientes, mas muitas vezes impopulares. Isso é ainda mais latente nesse quadriênio, pois os alicerces econômicos, sociais e sanitários encontram-se abalados, incorrendo em maior atenção no gestor público municipal.

     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.