Pular para o conteúdo principal

Contabilidade: STN divulga ranking municipal de atendimento ao SICONFI





Café da Manhã discutirá o sistema

        A ASSEFIN - através de seu Grupo de Contabilidade Pública marcou para o dia 11/12 - às 8h30 um Café da Manhã com Renato Pucci, Coordenador-Geral do setor de contabilidade pública da Secretaria do Tesouro Nacional.

        O objetivo será de entender melhor o sistema de ranqueamento dos municípios para que cada um possa perseguir um lugar melhor e as perguntas deverão ser enviadas antecipadamente, já que deverá ser um evento bem rápido.

Faça a sua inscrição


O ranking dos municípios no SICONFI

        A Secretaria do Tesouro Nacional recepciona dos entes da Federação dados fiscais e contábeis para formar o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, o Siconfi. Até agora apenas os estados vinham sendo avaliados na presteza e qualidade dessas informações medidas, mas chegou a vez dos municípios.

        Foi publicado hoje, nesse sentido, um ranking da performance dessas informações de todos os municípios brasileiros, a cidade de Águas Frias - SC foi a que teve o melhor desempenho.

        Segundo Renato Pucci, coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação, os contadores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul "costumam ter uma boa visão desse processo", ele diz que a avaliação "foi muito positiva" e que a reação dos contadores que entraram em contato com a CCONF foi no sentido de melhorar a apresentação das suas informações. "Esse é o objetivo", conclui Renato.      

        Para a apuração desse ranking é avaliada a gestão da informação, que mede se todas as declarações foram enviadas dentro do prazo, sem retificações; na parte contábil se o município se adequou ao previsto no Manual da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e se os demonstrativos estão consistentes; na fiscal é importante que siga as regras do Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF) e, por fim, há o cruzamento dessas informações.

Águas Frias - SC é a melhor avaliada.

        E foi perseguindo este critério que o setor de contabilidade da prefeitura de cidade de Águas Frias, em Santa Catarina foi a melhor avaliada com 247,7 pontos.

        O contador do município, Dirceu Cassol (foto), disse à ASSEFIN ontem que realmente está muito feliz de ser o campeão nesta etapa. "Eu sempre acompanhei o ranking e nos vimos bem avaliados, mas realmente estou muito surpreso com 1.o lugar de todo o Brasil". Dirceu tem 48 anos, está na prefeitura desde 2001, e, além de ser graduado em contabilidade, é pós graduado na área pública. 

        Águas Frias, município do oeste catarinense com 2.354 habitantes, está a 600 km de Florianópolis é conhecida como Capital do Abraço, recebeu esse nome pelas fontes cristalinas que existem nas matas que a cercam, logicamente águas bem fresquinhas.


Acesse aos dados informados pela Secretaria do Tesouro e veja a classificação que seu município obteve -->  ranking

Página oficial da STN - ranking

Veja o que a STN disse sobre o ranking -->  aqui     

CNM faz sugestões para o sistema --> aqui     






 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIAFIC - Comitê Gestor: Sistema Único é um software!

Aponte ^ a câmera do seu celular no  QR Code  (ou clique na figura) e participe! Como participar do Café da Manhã: 1. Para receber certificado: Inscrição 2. Para assistir: Youtube  - Facebook SIAFIC: Comitê Gestor firma entendimento de Sistema Único: ele é um software !         Desde o ano 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) existe uma palavra de ordem para os entes da Federação:  transparência  nas informações! O fundamento principal é a " liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".         Em 2009 aparece um conceito complementar à transparência dos gastos públicos para os entes da Federação, o de que também devem incentivar audiências públicas, o da adoção de um  sistema integrado  e que tenha um  padrão mínimo de qualidade...

USP Ribeirão reúne STN e TCESP para discutir questões contemporâneas da contabilidade pública

            O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP/RP, através de seu projeto Diálogos com a Comunidade, vai reunir acadêmicos e servidores ligados à contabilidade pública, para um debate sobre     Mudanças em andamento da área de contabilidade pública – desafios e oportunidades. Evento que conta com o apoio e participação da ASSEFIN .            O evento está marcado para o dia 20/6, terça próxima, às 19h15, deve ter uma hora e meia de duração, e será realizado no anfiteatro  Dr. Ivo Torres da FEA-RP no campus da USP de Ribeirão Preto.          O painel, precedido de palestras, terá a direção e moderação do professor doutor Ricardo Rocha de Azevedo , da FEA/USP e contará com  os palestrantes   Alex Fabiane Teixeira , Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF/STN) e Coordenador Operacional do Comitê ...

Inteligência Fiscal: ASSEFIN promove palestra para auditores e fiscais (29/11 - 9h)

                Com o lançamento do Grupo Tributário - Fiscal da ASSEFIN no próximo dia 29 de novembro, terça próxima, pela primeira vez a entidade promoverá uma palestra especifica para auditores e fiscais tributários municipais.               O tema é muito importante pois abordará sobre a inteligência fiscal, com a dificuldade da presença física em todos os estabelecimentos, o cruzamento das informações prestadas muitas vezes pelos próprios contribuintes é fundamental para o desempenho na busca da arrecadação por essa omissão.             Esse cruzamento é chamado de 'malha', a malha fiscal .               Para tratar do assunto a ASSEFIN conseguiu, junto à Prefeitura de Belo Horizonte, o auditor-Fiscal  Irineu Vieira Bueno Jr., que é Coordenador de Inteligência Fiscal daquele município.      Irin...