Pular para o conteúdo principal

Secretários de Finanças pedem prorrogação de precatórios


 
    


        Secretários paulistas, filiados à Associação das Secretarias Municipais de Finanças Municipais do Estado de SP, a ASSEFIN-SP, dirigiram-se ontem, por meio de ofícios, ao Ministério da Economia, Tribunal de Justiça de SP, Senado Federal e Câmara Federal.


        A preocupação dos dirigentes é que os valores devidos com precatórios esse ano, que já impactam as finanças de muitos municípios, prejudiquem ainda mais os serviços essenciais, principalmente os com a saúde pública nesse tempo de pandemia. “Muitas dessas administrações municipais já temem pela falta de recurso até para pagamento do 13.o”, explicam os secretários.


A ASSEFIN pediu ao Tribunal de Justiça de São Paulo a suspensão do pagamento dos precatórios ainda esse ano ou uma nova negociação dessa dívida, uma vez que existem duas Propostas de Emendas Parlamentares em trâmite no Congresso Nacional, razão de ofícios também ao Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Senador David Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia.


A entidade se junta à Frente Nacional de Prefeitos e ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, para pedir que sejam rapidamente votadas as PECs 21/2020, que trata exatamente dessa suspensão, e a 95/2019, que prorroga o prazo de vigência do regime especial de pagamento de precatórios previsto no art. 101 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; aprovada no Senado e em trâmite na CCJC da Câmara dos Deputados desde novembro de 2019.


A associação paulista, que vem se reunindo com os municípios nesse sentido, solicitou e espera que também o Ministro da Economia Paulo Guedes apoie essas propostas. Os secretários agradeceram ao ministro o apoio dado pelo Governo Federal, pelo ajuda dada, tanto aos municípios, como aos cidadãos, “o que não deixou a economia se deteriorar”, mas entendem que a ação ainda é insuficiente e agravada pela dívida com precatórios.


“Vamos orientar e pedir aos prefeitos e dirigentes municipais que procurem os parlamentares que representam sua região para que lutem para acelerar a votação e aprovação dessas PECs”, concluem os secretários paulistas.


-----

Para que seu município reforce esse pleito fizemos um modelo de ofício para que seja enviado para os parlamentares que representam sua região e/ou adapte-o para enviar às autoridades que porventura achar necessário.


Baixe-o por aqui  --->>>  Modelo de ofício para autoridades e parlamentares



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.