Pular para o conteúdo principal

Projeto apoiado pela ASSEFIN chega à Reforma Tributária - Boletim ASSEFIN CVD 56 - 12/8/2020

01 - Simplifica Já! Proposta apoiada pela ASSEFIN entra na Reforma Tributária
02 - Fim do voto de qualidade beneficia contribuintes em empate no julgamento do ITR
03 - Cidades não receberam a parcela do FPM, Receita Federal reteve parcela do RGPS
04 - Veja os detalhes da regulamentação para empresas negociar os seus débitos federais
05 - 17 vetos presidenciais serão votados amanhã pelo Congresso
06 - Aquisições com recurso de transferência voluntária dependem de pesquisa de preço
07 - Produção industrial cresce 10,2% no estado de SP em junho, diz IBGE
08 - Na contramão da crise das aéreas, Azul lança a Conecta para atender 200 cidades brasileiras
09 - Prepara-se, seu delivery por vir por drone, a Anac já autorizou!
10 - Instituições sem fins lucrativos podem receber recurso para combater pandemia



01 - REFORMA TRIBUTÁRIA. Proposta SIMPLIFICA JÁ! agora é Emenda 144 no Senado Federal. Desde a última sexta-feira, dia 07/08, o SIMPLIFICA JA! integra oficialmente os debates legislativos acerca da Reforma Tributária. A proposta, capitaneada pela ANAFISCO em parceria com a ABRASF e apoio da ASSEFIN, foi protocolada pelo Senador Major Olímpio como emenda substitutiva global à PEC 110. O texto conta com apoio de diversos parlamentares, além várias entidades dos setores público e privado, englobando quase 1 milhão de pessoas jurídicas e mais de 12 milhões de trabalhadores.

Simplifica já!

--------###--------
        02  -Entendimento pró-contribuinte marca série de julgamentos sobre ITR no CARF. O fim do voto de qualidade em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, previsto por artigo da Lei 13.988/20, definiu ao menos seis julgamentos no último dia 30 de julho em favor do contribuinte. O novo artigo determina que, "em caso de empate no julgamento do processo administrativo de determinação e exigência do crédito tributário, não se aplica o voto de qualidade", de modo que a controvérsia administrativa deve ser resolvida contra o Fisco. Os casos em questão versavam sobre a exclusão de áreas de reserva permanente da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Fonte Conjur.

Empate pró réu

--------###--------
        03 - Receita Federal retém do FPM obrigações correntes e devedoras não pagas da competência junho

Nesta segunda-feira, 10 de agosto, a Receita Federal reteve do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) as parcelas de obrigações correntes (patronal e segurado) e obrigações devedoras não recolhidas da competência junho. Por esse motivo, algumas contas das prefeituras tiveram o saldo zerado quando ocorreram as transferências do Fundo. Fonte CNM

Prefeituras não recebem nada do FPM

--------###--------
        04 - Empresas afetadas pela pandemia poderão negociar débitos. Modalidade está disponível para adesão até 29 de dezembro de 2020.A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou a Transação Excepcional para parcelar os débitos fiscais das micro e pequenas empresas enquadradas no regime do Simples Nacional. A modalidade está disponível para adesão, no portal Regularize, até 29 de dezembro de 2020.A Transação Excepcional é destinada aos débitos considerados como de difícil recuperação ou irrecuperáveis, levando-se em consideração os impactos econômicos e financeiros sofridos pelo contribuinte devido à pandemia. Fonte Comunicação do Planalto.

Em busca do débito perdido

--------###--------
        05 - O Congresso Nacional tem sessão conjunta nesta quarta-feira (12) com 17 vetos presidenciais e dois projetos de lei com créditos extras na pauta de votações. A sessão será dividida em três horários: às 10h com deputados, às 16h com senadores e, às 19h novamente com deputados. Para que um veto do presidente da República seja derrubado é necessário o apoio mínimo de 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 no Senado. Veja abaixo o quadro completo de vetos na pauta do Congresso. Fonte: Agência Senado

Congresso pode derrubar 17 vetos

--------###--------
        06 -  Pesquisa de preços: novas regras para contratações públicas valem para recursos de transferências voluntárias. Novas regras para a realização de pesquisa de preços na aquisição de bens e contratação de serviços foram estabelecidas pelo Ministério da Economia (ME), por meio da Instrução Normativa (IN) 73/2020. Publicada no dia 6 de agosto, as orientações devem ser observadas pelos 192 órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Também valem para órgãos e entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal  direta ou indireta, quando executarem recursos de transferências voluntárias - o que inclui os consórcios públicos. Fonte CNM

Para adquirir precisa pesquisar

--------###--------
        07 - A produção industrial cresceu em 14 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na passagem de maio para junho deste ano. As maiores altas foram observadas nos estados do Amazonas (65,7%) e do Ceará (39,2%), de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados hoje (11).

Também tiveram crescimento acima da média nacional (8,9%) os estados do Rio Grande do Sul (12,6%), de São Paulo (10,2%) e Santa Catarina (9,1%). Completaram a lista dos estados com alta na produção Minas Gerais (5,8%), Paraná (5,2%), Pernambuco (3,5%), Pará (2,8%), Goiás (0,7%), Rio de Janeiro (0,7%), Bahia (0,6%) e Espírito Santo (0,4%). Fontes Agência Brasil e Isto é! Dinheiro  (Estadão)

Retomada I

Retomada II

--------###--------
        08 - Azul lança nova empresa de aviação regional e quer chegar a 200 cidades. A Azul lançou, nesta terça-feira, 11, sua nova subsidiária para o mercado de voos regionais: a Azul Conecta. A cerimônia de lançamento, presencial, foi em Jundiaí e contou com a presença de profissionais e executivos da empresa e representantes do governo. Com o passo, a empresa mira elevar sua cobertura no País e quer atingir 200 cidades nos próximos anos. A empresa é fruto da aquisição da TwoFlex, anunciada no início deste ano. Com atuação em 36 destinos no país, a Azul Conecta é composta por 17 aeronaves modelo Cesna Gran Caravan, um turboélice regional monomotor com capacidade para até nove assentos. Dos 17 aviões, três são exclusivamente cargueiros.

Azul cria Conecta - aviação regional

--------###--------
        09 - Anac autoriza testes para deliverys feitos com drones. O drone desenvolvido e autorizado para operações de transporte de carga. A aeronave pode transportar produtos de até 2kg, com velocidade de 32km/h. Inicialmente, operações ocorrerão somente durante o dia e a uma distância máxima de 2,5 km do ponto de decolagem. - Foto: SpeedBird

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu à Speedbird o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) para que a empresa inicie  a entrega de produtos utilizando aeronaves não tripuladas. Esta é a primeira certificação do tipo emitida pela Agência e permite que o equipamento possa ser utilizado no serviço de delivery, por exemplo.

Delivery com drone

--------###--------
        10 - Instituições sem fins lucrativos podem receber recursos para ações de combate à Covid-19
Para concorrer aos recursos, a inscrição deve ser feita até o dia 19 de agosto. Instituições sem fins lucrativos que oferecem atendimento a crianças, adolescentes, idosos e à população com deficiência e em situação de rua podem se inscrever e receber recursos para ações de combate à pandemia até 19 de agosto. Também serão contempladas instituições que atendam povos e comunidades tradicionais e mulheres em situação de vulnerabilidade.

No total, serão destinados R$ 3 milhões. Cada região do país, vai ser beneficiada com R$ 600 mil reais. Os recursos são do projeto Arrecadação Solidária criado para apoiar instituições que atuam com trabalho voluntário junto a grupos vulneráveis da sociedade. O projeto é uma realização do Pátria voluntária, coordenado pela Casa Civil, conjuntamente com a Fundação Banco do Brasil. Foi criado para atender às demandas emergenciais de combate à pandemia.

É pouco, mas ajuda    

330 abrigos de idosos recebem doação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.