Pular para o conteúdo principal

Presidente da CNM confirma participação no SGESP - Boletim ASSEFIN CVD 43 - 08/7/2020

00 - Depois de Tostes da Receita, Aroldi, presidente da CNM, confirma participação no SGESP
01 - 1% do FPM será pago amanhã e primeiro decêndio 21,55% maior, sexta-feira
02 - FNP acha que partilha de recursos para combater Covid está distorcida
03 - Aroldi, presidente da CNM,  se reúne com governo e faz pedidos para a saúde
04 - Veja ótimo levantamento feito pela Agência Brasil sobre pagamentos e tributos adiados
05 - Claro anuncia velocidade 5G em SP semana que vem, o serviço é 100 vezes mais rápido
06 - Em maio, 13,3% das pessoas ocupadas exerceram teletrabalho
07 - Safra de grãos batem recorde, produção industrial e venda do comércio crescem
08 - Universidades vão testar vacinas chinesas - UNB e UFPR fazem parceria com Butantan
09 - TCESP republica comunicados e aponta 25 municípios inadimplentes com Questionário





EVENTO REUNIRÁ FAZENDÁRIOS E MUNICIPALISTAS

    00 - O Seminário de Gestão Pública, na sua 9.a edição (virtual), recebeu segunda a grata notícia, da presença, na sua abertura dia 21 de julho, de todo staff da Receita Federal na abertura, inclusive do secretário especial José Barroso Tostes.

        Hoje foi a vez do presidente da ASSEFIN, Manoel de Jesus Gonçalves anunciar a presença de  Glademir Aroldi, presidente da Confederação Nacional dos Municípios, a CNM.

         Ao confirmar sua presença ontem, Aroldi disse que eventos que reúnem dirigentes das áreas tributárias e de finanças, principalmente dos municípios, são muito importantes, uma vez que não importa se o município é muito grande ou muito pequeno os problemas são equivalentes. Para Aroldi as secretarias municipais de finanças estão tendo que reinventar esse novo tipo de administração:  com decretos de calamidade e se esforçando para driblar a queda na arrecadação.

        Veja a programação e faça sua inscrição: www.sgesp.com.br

=====+++=====***=====+++=====


DOIS DEPÓSITOS DO FPM

01 - Os cofres municipais recebem na próxima sexta-feira, 10 de julho, o repasse do primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), como o crescimento é de 21,55% CNM recomenda cautela. 

O 1% do FPM de julho será amanhã

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/municipios-recebem-1-do-fpm-de-julho-amanha

=====+++=====***=====+++=====

PRIVILÉGIO INVERTIDO

        2 -  FNP: Cidades responsáveis pelos atendimentos graves de pacientes com COVID-19 são penalizadas na partilha de recursos         

A FNP questiona em conferência com o ministro Eduardo Pauzello os critérios do Ministério da Saúde, que não tem privilegiado os municípios até maiores na distribuição de recursos para combater o Covid. “Quando a situação agrava, são nos municípios com mais de 80 mil habitantes que a população vai se socorrer”, afirmou. "Atualmente, 70% dos casos registrados de COVID-19 no Brasil estão localizados em municípios com população superior a 80 mil habitantes", diz a nota.

=====+++=====***=====+++=====

AUXÍLIO SEMANA QUE VEM

        03 - Aroldi, presidente da CNM se reune com governo federal e faz pedidos para a saúde e a previdência

Em reunião nesta terça-feira, 7 de julho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Ministério da Economia e a Secretaria de Assuntos Federativos (Seaf) alinharam ações que estão sendo tomadas pela gestão local para mitigar os efeitos do novo coronavírus. Ao comentar sobre projetos e portarias das áreas de saúde, previdência, cultura e educação, eles destacaram a liberação de recursos, recentemente, pela União.

A secretária da Seaf, Deborah Arôxa, e representantes da CNM ressaltaram a importância da parceria e do esforço conjunto da Confederação e dos órgãos do governo para chegar a todos os Municípios. O grupo, que tem se reunido semanalmente, contribuiu para a regulamentação da Lei Complementar 173/2020 e da Lei 14.017/2020, conhecida como Aldir Blanc - que, juntas, vão garantir R$ 24,5 bilhões a todos os Entes municipais. Os participantes lembraram que a segunda parcela da LC 173 deve cair nas contas na próxima semana.


=====+++=====***=====+++=====

TRIBUTOS ADIADOS

        04 - Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante pandemia

Além de medidas de estimulo do governo, os principais bancos estão negociando a prorrogação de dívidas e agricultores poderão pedir adiamento de parcelas do crédito rural.



=====+++=====***=====+++=====

100 VEZES MAIS RÁPIDO

        05 - Claro vai ativar sinal de 5G em SP e Rio na semana que vem, cobertura da primeira rede 5G da América Latina ficará restrita a alguns bairros.

A aguardada tecnologia de internet móvel de quinta geração (5G) já tem data e local para estrear no Brasil. Ela será ativada na próxima terça-feira, 14, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a cobertura restrita a alguns bairros. Esta será a primeira rede 5G da América Latina. Crédito Estadão.

O que diz a Wikipedia: Com velocidades de até 100 gigabits por segundo, o 5G foi criado para ser até 100 vezes mais rápido que o 4G. A baixa latência é a diferença chave entre 4G e 5G. Latência é o tempo que passa do momento em que as informações são enviadas de um dispositivo até que possam ser usadas pelo destinatário. Crédito Isto é! Dinheiro.


=====+++=====***=====+++====

HOME OFFICE

        06 - Em maio, 13,3% das pessoas ocupadas exerceram teletrabalho. Há uma elevada desigualdade nos resultados por entes federativos, com o Distrito Federal apresentando a maior proporção de trabalhadores exercendo suas atividades de forma remota (25%). Fonte Agência Brasil. 


=====+++=====***=====+++====

SAFRA RECORDE DE GRÃO

        07.1 - Estimativa de junho prevê safra recorde de 247,4 milhões de toneladas. Área a ser colhida é 2,2% acima da registrada em 2019, que, com o acréscimo de mais 1,4 milhão de hectares, atingirá 64,6 milhões de hectares. Os três principais produtos são arroz, milho e a soja. Fonte Agência Brasil. 



PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM CRESCIMENTO

        07.2 - Produção industrial cresce em 12 de 15 locais pesquisados em maio. Segundo o IBGE, as maiores altas ocorreram no Paraná (24,1%), em Pernambuco (20,5%) e no Amazonas (17,3%). Já o Espírito Santo teve a maior queda (-7,8%) neste mês. Fonte Agência Brasil. 



VENDAS NO COMÉRCIO TAMBÉM

Vendas no comércio varejista crescem 13,9% de abril para maio

        07.3 - Setor mantém estabilidade no acumulado de 12 meses. Na passagem de abril para maio, foram registradas altas em todas as oito atividades pesquisadas pelo IBGE. Fonte Agência Brasil. 




=====+++=====***=====+++====


A SAÍDA E Á VACINA

        08 - Hospitais Universitários integram pesquisa internacional para testar vacina contra a Covid-19 - Pesquisa é fruto de parceria entre Brasil e China. O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) e o Complexo Hospital das Clínicas (CHC-UFPR), em Curitiba, participarão da terceira fase de testes de uma vacina produzida na China contra a Covid-19, cuja pesquisa é coordenada no Brasil pelo Instituto Butantan, e farão parte de 12 centros de pesquisa brasileiros responsáveis por testar, em larga escala, a segurança e eficácia do produto, chamado inicialmente de CoronaVac.


=====+++=====***=====+++====

MICKEY FAMILY AGAIN?

        09 - Disney mantém previsão de abertura de parques no próximo sábado. A taxa de mortalidade pela covid-19 na Flórida subiu cerca de 19% em relação à semana anterior, levando o número de mortes no estado para mais de 3.800. 


=====+++=====***=====+++====

É BOM REVER

        10.1 - TCESP faz republicação do Manual para remessa dos Editais de Licitações, comunicado anterior é anulado.

https://www.tce.sp.gov.br/legislacao/comunicado/republicacao-manual-para-remessa-editais-licitacoes

        10.2 - Vinte e cinco municípios estão inadimplentes de preenchimento do Questionário da “Gestão de Enfrentamento do COVID-19”

https://www.tce.sp.gov.br/legislacao/comunicado/inadimplencia-preenchimento-questionario-gestao-enfrentamento-covid-19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.