Pular para o conteúdo principal

Senado aprova auxílio financeiros aos municípios - Boletim 01-CVD - 04-05-2020

Senado aprovou hoje (4/5/2020) o PLP 39/2020 - veja as repercussões:

Se a notícia que o apoio foi aprovado foi boa(*), a reivindicação da divisão meio a meio entre estados e municípios foi mudada na última hora para 60% (30bi) para os estados e 40% (20bi) para os municípios (veja tabelas anexas). Entidades municipalistas tentarão a difícil missão de mudar isso na Câmara.

Os valores serão pagos em 4 parcelas mensais - os municípios receberão R$ 3 bilhões para saúde e assistência social e R$ 20 bilhões para uso livre, supõe-se que a primeira rapidamente(sic). Um outro montante não é linear, pois trará alívios para os municípios que têm dívida previdenciária que venceriam até o fim do ano. Municípios que tenham regimes próprios de previdência para seus servidores ficarão dispensados de pagar contribuição patronal - mas precisa ter aprovação das Câmaras Municipais em lei própria (veja link abaixo).

Com a mudança da tramitação(*), se a Câmara mudar algo na votação de hoje (ou amanhã), o projeto terá que retornar ao Senado, que terá a palavra final.

A fórmula também foi mudada, sendo agora pela proporção da população estimada e critérios do Fundo de Participação de Estados e Municípios, a anterior Acolumbre entendia que criaria privilégios e relaxamento na área fiscal.

Um outro dispositivo acrescentado no sábado foi que os municípios terão que privilegiar micro e pequenas empresas nas compras de produtos e recursos liberados pelo projeto.

Se os estados têm critério de incidência da covid-19 para receber valores da saúde, os municípios ficaram fora desta fórmula, mantendo o mesmo critério de população (FPM), Acolumbre achou difícil esse controle em nível municipal.

Os critérios para a suspensão das dívidas podem ser vistos neste link, bem como os demais detalhes da notícia:

Contrapartidas:

» Proibição de reajuste de salários e benefícios para servidores públicos até 2022, incluindo parlamentares, ministros e juízes, e excetuando servidores das áreas da saúde, segurança pública e das Forças Armadas 
 
 » Proibição de progressão na carreira para os servidores públicos, com exceção dos servidores dos ex-territórios e de cargos estruturados em carreira, como os militares 

 » Vedação de aumento da despesa obrigatória acima da inflação, exceto para covid-19 

 » Proibição de contrataçãocriação de cargos e concurso para novas vagas, exceto vagas em aberto e de chefia, e de trabalhadores temporários para o combate à covid-19

Fonte: Agência Senado



(*) Tem sido divulgado que foi aprovado o PLP 149/2019 (Plano Mansueto, Secretário do Tesouro Nacional à época, que o apresentou) - ele fazia refinamento de dívidas, mas aumentava restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal - tentando um maior equilíbrio financeiros nos estados e municípios. Realmente ele foi votado em abril/2020 pela Câmara, mas o governo não gostou do resultado final pois não estabelecia nem um valor fixo de ajuda, nem contrapartidas.
Em 30 de abril o ministro Guedes foi à audiência pública do projeto e estabeleceu um valor fixo (120bi) - sendo parte de desembolso direto, parte suspensão de dividas, parte de apoio à saude e assistência social, e mantinha a contrapartida do controle de gastos públicos.
O Senado, que vinha estudando medida semelhante através do PLP 39/2020 (Senador Anastasia), passou a fazer os dois projetos tramitarem em conjunto.
Nesse momento, que a comunicação do Senado chama de "raro", o próprio presidente Davi Acolumbre assume a relatoria dos projetos, ele arquiva o PLP 149/19 (Plano Mais Brasil) para poder assumir as negociações e foi o PLP 39/2020 que foi aprovado. Como disse acima, se a Câmara mexer em qualquer parte do projeto aprovado, ele tem que voltar para o Senado aprovar.

Fonte: Agência Senado 


Atenção - tendo em vista o grande número de pessoas que participam da lista de e-mail da ASSEFIN, próximo de mil, afinal são 545 municípios no Estado, muitos com 2 ou 3 servidores das áreas de finanças, planejamento, administração, contabilidade e orçamento, foi criado um sistema de boletim, ao invés de uma lista de discussão.

Se você tiver algum assunto, pergunta ou pesquisa a fazer, pode enviar pelo e-mail aqui do blog assefinsp@gmail.com

Em casos de muitas opiniões faremos uma planilha, ao invés do envio e recebimento de dezenas de e-mails diários, o que estava comprometendo as caixas postais dos participantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

USP Ribeirão reúne STN e TCESP para discutir questões contemporâneas da contabilidade pública

            O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP/RP, através de seu projeto Diálogos com a Comunidade, vai reunir acadêmicos e servidores ligados à contabilidade pública, para um debate sobre     Mudanças em andamento da área de contabilidade pública – desafios e oportunidades. Evento que conta com o apoio e participação da ASSEFIN .            O evento está marcado para o dia 20/6, terça próxima, às 19h15, deve ter uma hora e meia de duração, e será realizado no anfiteatro  Dr. Ivo Torres da FEA-RP no campus da USP de Ribeirão Preto.          O painel, precedido de palestras, terá a direção e moderação do professor doutor Ricardo Rocha de Azevedo , da FEA/USP e contará com  os palestrantes   Alex Fabiane Teixeira , Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF/STN) e Coordenador Operacional do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP/CFC), e   Denis Cássio Gabriel , auditor de controle extern

Orçamento, transparência e planejamento: próximo Café da Manhã (27-4 9h)

        A ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, programou mais um Café da Manhã Virtual & Conteúdo para o dia 27 de abril, às 9 horas da manhã .  Mais uma vez professores ligados à gestão pública fazendária foram convidados, prometendo uma excelente manhã para aprimorar conhecimentos.           O foco do evento será destinado ao Orçamento Público, seus créditos, transparência de dados e a necessidade de um planejamento a longo prazo para se obter uma visão de longo prazo das políticas públicas.                Nós todos sabemos, principalmente quem realiza trimestralmente a audiência pública para análise das contas da Prefeitura na Câmara Municipal, que ela pode se tornar algo rotineiro, apenas algumas cidades conseguem motivar a participação efetiva da população , isso acontece principalmente onde a imprensa é ativa, mas, ainda assim, pode se tornar uma rotina, causando uma improdutividade.            Sobre esse assunto, Transparência das Co

11o SGESP - 21/7 - RFB - Intercâmbio com os municípios

O Controle da Tributação Federal  Compartilhada com os Municípios A RFB desenvolve programas que integram o controle do imposto nacional. O SGESP mostrará como os municípios têm um papel importante na modernização e gerenciamento dessa atividade. Moderador Adriano Pereira Subirá Chefe de Assessoria de Cooperação e Integração Fiscal da Receita Federal      Auditor Fiscal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, desde 1997      Doutorando em administração pública na Universidade de Lisboa      Mestrado em Administração Tributária pela UNED Espanha      Consultor externo do FMI Para assistir no Youtube   Painel 1   (1) Convênios do ITR entre o Município e a União (Sizenando) (2) Convênios de Cooperação Técnica e de Compartilhamento da Escrituração Contábil Digital no SPED (Thays) Início – 9h05 Término – 9h35 Perguntas até 9h45 Sizenando Ferreira de Oliveira Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – AFRFB           Graduação em Engenharia Civil – pela Universidade de Uber