Pular para o conteúdo principal

Precatórios terão que ser pagos ainda este ano - Boletim 07-CVD - 12-05-2020

Resumo:
1. ASSEFIN cria blog para seus boletins
2. Medida do CNJ obriga pagamento de precatório suspenso ainda este ano
3 - Receita Federal prorroga inscrição curso de ITR - prorroga pagamento de tributos e faz balanço otimista da Redesim
4 - CNM vai à Receita Federal e recebe instruções sobre suspensão de pagamentos à Previdência.


1 - ASSEFIN cria blog para reunir seus boletins, agora, caso o e-mail não abra, é só ler pelo link abaixo.
Mas atenção, agora temos um ótimo canal para opiniões e pareceres dos colegas fazendários. Participe, colabore e compartilhe:

https://assefinsp.blogspot.com/

Para comemorar, hoje ele já está atualizado com este boletim.

2 - Precatórios terão que ser pagos ainda este ano - OAB consegue medida do CNJ - Por hora atinge só Consórcio de Municípios do Grande ABC

Ante o exposto, DEFIRO PARCIALMENTE A LIMINAR pedida para:

*. Determinar ao TJSP que, nos casos de suspensão de repasse de valores para pagamento de precatórios pelos entes devedores, tendo como causa a pandemia COVID-19, tal medida seja operacionalizada por meio de Aditivo ao Plano Anual de Pagamentos, fixando-se como termo inicial 1o de março de 2020 e termo final 31 de agosto de 2020.

**. Na readequação do Plano Anual de Pagamentos, por Aditivo, deve ser previsto o recálculo das parcelas mensais, relativas aos meses de setembro a dezembro de 2020, de forma a integralizar a totalidade dos valores devidos no exercício de 2020 que é calculado com base no percentual anual de comprometimento da Receita Corrente Liquida.

Repercussão

https://m.migalhas.com.br/quentes/326573/corregedor-humberto-martins-determina-pagamento-de-precatorios-no-tj-sp

https://www.conjur.com.br/2020-mai-11/corregedor-nacional-ordena-pagamento-precatorios-tj-sp


3 - Receita Federal

Curso de ITR - Turma 3 tem inscrições prorrogadas para 1.o a 12 de junho, antes eram em maio. Fonte CNM.
https://enap.gov.br/pt/

Impostos prorrogados - Parcelamentos tributários com vencimento em maio, junho e julho de 2020 são prorrogados pelo Ministério da Economia.

Veja a portaria:
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-201-de-11-de-maio-de-2020-256310621

Redesim
- Empresas estão sendo abertas em até 3 dias. "Isso impacta para ajudar nos negócios" comemora a RFB
Veja o quadro:
  • 71% em até 3 dias;
  • 11% entre 3 e 5 dias;
  • 5% entre 5 e 7 dias;
  • 13% maior que 7 dias;

4 - CNM faz alertas às procuradorias municipais para o recebimento do auxílio financeiro, não pode haver ação contra o governo sobre este assunto. Palácio do Planalto ainda não deu dia nem hora da sanção presidencial:

https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/cnm-aguarda-sancao-do-auxilio-a-municipios-e-estados-ainda-nesta-semana-governo-explica-procedimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

23.o Encontro da ASSEFIN em São José dos Campos (24/5) prevê palestras e oficinas

        O 23.o Encontro de Dirigentes de Finanças da ASSEFIN - Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de SP, que acontecerá no dia 24 de maio próximo, em São José dos Campos , na UNIVAP, prevê, para o período da manhã, abertura com autoridades e dirigentes, diversas palestras, almoço e, para o período da tarde duas oficinas, uma tributária e outra de contabilidade e gestão pública.  Felicio Ramuth - Governador (em exercício) do Estado de SP         O governador do Estado de São Paulo, em exercício,  Felicio Ramuth , confirmou sua presença na abertura do evento, e ele, com o prefeito de São José dos Campos,  Anderson Farias ,  os secretários  Odilson Gomes B raz Junior (1.a foto abaixo) ,  de Gestão Administrativa e Finanças  do município, e Adriano Luiz Leocádio  (2.a foto abaixo) , presidente da ASSEFIN, Secretário de Finanças de Santos, entre outros convidados, abrirão o evento às 8 horas da manhã. A ASSEFIN dará início, em São José dos Campos, das comemorações

Oficina Contábil em São José dos Campos (24/5) tratará de gestão pública

        Na parte da tarde, em São José dos Campos, durante o 23.o Encontro de Secretários de Finanças da ASSEFIN, após o almoço que será oferecido, haverá a reunião dos Secretários e duas Oficinas, uma delas é a de Contabilidade e Gestão Pública , como veremos abaixo,   que contará com apoio e pontuação pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP .         O Conselho estará representado por sua Delegada local e um de seus Conselheiros, a Delegada é contadora e empresária contábil Vera Lúcia dos Santos , o Conselheiro é Marcelo Viaro Berloffa (fotos acima) , ele é contador e empresário contábil e  coordena a Comissão Permanente de Transparência – CPT,  entre outras funções no Conselho.         Esta Oficina faz parte das comemorações do 10.o aniversário da ASSEFIN, serão 10 cursos gratuitos para as cidades filiadas até 31 de dezembro deste ano.          O primeiro painel será sobre  O Desenvolvimento da Gestão Pública através da Contabilidade e do Controle

ASSEFIN promove 22.o Encontro com palestras e almoço no 65.o Congresso da APM (11/5)

Arena organizada em parceria com a ASSEFIN-SP terá programação no dia 11 de maio com foco em finanças e inteligência fiscal           A Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP) é parceira da Associação Paulista de Municípios (APM) na programação especial para os gestores da pasta que visitarem o 65º Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. No dia 11 de maio, o Congresso promoverá a Arena de Finanças e Inteligência Fiscal, que acontecerá das 9 às 17 horas, com palestras que abordarão temas como: desburocratização e racionalização das despesas municipais, modernização administrativa, tecnologia e o impacto na arrecadação municipal.   A ASSEFIN no 65.o Congresso da AP          O programa será aberto às 9 horas pelo presidente da associação,  Adriano Luiz Leocádio , no Palco 1 das Arenas Técnicas. Ele dividirá, com os secretários da ASSEFIN presentes, uma discussão sobre as questões atuais das secretarias de fazenda e finanças.